João Pessoa, 30 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Nesta sexta-feira

Cabedelo inicia desfiles do 7 de setembro

Comentários: 0
publicado em 30/08/2017 às 15h06
atualizado em 30/08/2017 às 12h09

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) inicia, nesta sexta-feira (1), às comemorações para o feriado da Independência do Brasil, 7 de setembro.

No sábado (2), acontece o desfile no bairro do Renascer e, no dia 7, o tradicional desfile cívico no Centro que, esse ano, deve reunir 20 bandas marciais e 60 instituições em torno do tema do Ano Cultural: Padre Alfredo Barbosa.

Diariamente, haverá o hasteamento e o arriamento da Bandeira, sempre às 8h e às 17h, na Praça do Marinheiro, no Centro. O prefeito Leto Viana dará início as solenidades e até o dia 7, se revezam no ato em honra ao pavilhão nacional, equipes da Secretaria de Educação, alunos de escolas municipais e representações de entidades da sociedade civil.

No Renascer, o 1º desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil será realizado às 9h, e contará com a participação de 17 instituições, dentre escolas municipais, estaduais e particulares, entidade civil e bandas marciais.

No Centro, no dia 7, a partir das 15h, militares, organizações civis, escolas particulares, creches e escolas municipais, escolas estaduais, representações das Secretarias municipais da Educação, Transporte, Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e de Politicas Públicas para as Mulheres (SEPM) apresentam o tradicional e aguardado desfile cívico ao longo de cerca de 1,7 KM da BR-230.

“O desfile de 7 de setembro é uma tradição em nosso município e pode ser considerada uma das datas mais comemoradas pela população, que vai às ruas para prestigiar esse momento de celebração histórica. A Educação fica responsável pela organização do desfile, mas outras Secretarias também estão diretamente envolvidas no evento. É um trabalho que a partir do mês de julho já começa a mobilizar e cobrar empenho de nossa equipe. Desde lá, a comissão organizadora arregaça as mangas para elaborar todo o cronograma e definir o esquema do desfile. É um trabalho bastante cansativo, porém gratificante e nossa expectativa é que, mais uma vez, o desfile da Independência em Cabedelo seja um sucesso”, declarou o secretario da Educação, Alsony Meireles.

“Ele é resultado de um esforço conjunto para garantir o total sucesso do evento, desde a segurança e o ordenamento do trânsito nas áreas de desfile, passando pela mobilização nas escolas, até a coordenação das cerimônias oficiais, para que tenhamos um desfile ordeiro, tranquilo, sem nenhuma situação que venha a constranger o público que o prestigia. Quem assistir pode realmente ver que é um evento organizado e que traz alegria para o povo de Cabedelo”, acrescentou.

Esse ano, as escolas de Cabedelo mostrarão na avenida aspectos relacionadas à biografia do homenageado pelo Ano Cultural, o padre Alfredo Barbosa, temática trabalhada pelos alunos em sala de aula.

Além da Guarda Municipal, da Defesa Civil e da Secretaria dos Transportes, a SEPM levará para o desfile do Centro, pelotões com as participantes dos vários programas e projetos desenvolvidos por ela: Rosa Choque, Ondinas, Outubro Rosa, Aula de Ritmos e Agosto de Maria.

MaisPB

Leia Também