João Pessoa, 29 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CABEDELO

Prefeitura e Sebrae capacitam comerciantes

Comentários: 0
publicado em 29/08/2017 às 11h35

O programa Desenvolver Cabedelo, em parceria com o Serviço de Apoios a Micro e Pequena Empresa (Sebrae-PB), iniciou, nesta segunda-feira (28), mais uma edição do curso de “Formação do Preço de Venda” direcionado, especialmente, para o Microempreendedor Individual (MEI) e comerciante informal que desejam se formalizar. O curso segue até a o dia 1º de setembro.

O objetivo do curso é capacitar o comerciante para que ele formalize o preço de venda ideal, fazendo com que o valor do produto supra as necessidades da empresa.

Apoiado pelo Negócio a Negócio – programa do Sebrae-PB que funciona desde o ano de 2009 e promove atendimento e orientação empresarial oferecendo diagnósticos e recomendações –, o curso cobra uma taxa simbólica de R$ 70,00 e conta com 13 participantes inscritos, com vagas ainda abertas. As aulas estão sendo realizadas no período noturno, no Centro Integrado Imaculada Conceição, em Camalaú, no horário das 19h às 22h, totalizando a duração de 15 horas/curso. Ao final, os participantes receberão certificados.

“Essa parceria que fizemos como Sebrae tem sido fantástica para esses microempreendedores cabedelenses, sejam eles beneficiados pelo programa Desenvolver ou não. Esse curso, inclusive, que só é realizado em João Pessoa, foi um pleito da última turma de beneficiados que participou conosco. Ele proporciona aperfeiçoamento e capacitação para os comerciantes de Cabedelo e promove seu crescimento pessoal e profissional. E isso vai desenvolvendo, cada vez mais, o nosso comércio”, destacou a coordenadora do Desenvolver, Geovanice Ferreira.

Geovanice também aproveitou para comentar a finalização da Sala do Empreendedor, que também vai funcionar no Desenvolver Cabedelo, atuando como um posto de atendimento do Sebrae-PB dentro da cidade. “Já estamos, fazendo o papel de sala do empreendedor, mas ainda aguardando o Sebrae para oficializar  a atividade. Isso vai ser um avanço para Cabedelo e para a atual gestão, que está sempre preocupada com os microempreendedores, fazendo com que esse pessoal saia da informalidade e se capacite para as necessidades do mercado atual”, disse.

O agente de orientação empresarial (AOE), Nathan Luan, que presta consultoria ao Sebrae-PB, comentou sobre o curso e a parceria desenvolvida com o programa  Desenvolver Cabedelo.

“É a primeira vez que promovemos esse curso, em específico, na cidade, mas já é a segunda capacitação em menos de 60 dias, e isso é muito bom. O programa Negócio a Negócio está sendo levado para toda a Paraíba, mas aqui em Cabedelo eu percebi um diferencial: o entusiasmo dos comerciantes. Eu visitei de pequenos comerciantes a proprietários de estabelecimentos e vejo que o pessoal tem interesse em se desenvolver e investir no conhecimento. A Prefeitura e o programa estão de parabéns”.

Luan também disponibilizou os contatos para quem estiver interessado em participar do programa ou desses cursos: 0800 570 0800 e (83) 98808.3234 (whatsapp).

A instrutora e consultora do Sebrae, Maria Imaculada, facilitadora do curso, explicou como se desenrola a capacitação e seus objetivos maiores.

“Além de formar o preço, o objetivo do curso também é mostrar toda organização financeira da empresa e ele sair daqui sabendo separar contas a pagar de contas a receber, fazer o seu fluxo de caixa… Separar despesa fixa de despesa variável e também trabalhar o seu custo para que ele seja reduzido, tabelando o preço de um produto bem competitivo. O resultado disso é efetivo, porque as pessoas acabam descobrindo que estão vendendo muito abaixo ou acima do preço de aquisição do produto, isso tem uma importância fundamental para o pequeno empresário”, disse.

O curso atraiu a atenção de empreendedores não informais que estão iniciando e buscando formalização para se firmar no mercado, caso de Carilene Marques, comerciante do ramo de confecção infantil. Ela falou sobre a expectativa com o curso. “Eu me interessei fazer o curso porque estou iniciando com vendas e quero tirar todas as dúvidas com relação a preço e custos. Acredito ele vai me ensinar a colocar o preço certo e me mostrar os ideias e possíveis lucros e despesas”, disse.

Já a MEI Edna Lúcia Resende, que atua no ramo de confecções e produtos artesanais e já possui uma loja física há seis anos, busca novos conhecimentos e já ficou entusiasmada com o curso logo na primeira noite. “Eu sempre tive o interesse em aprender como formar os preços com os parâmetros corretos. Estou achando o curso muito interessante, a professora é muito clara e dinâmica, a turma tá participando muito e isso é de grande importância. E o mais importante é a Prefeitura trazer o Sebrae até o nosso município, isso também foi fantástico”, disse.

Desenvolver Cabedelo – No seu segundo ano em atividade, o programa municipal já capacitou e beneficiou 232 MEIs, perfazendo um investimento total de R$ 512.460,00 (Quinhentos e doze mil, quatrocentos e sessenta reais) em financiamentos para os comerciantes cabedelenses.

Criado pela Lei Municipal 1.751, de 12 de junho de 2015, o Desenvolver é voltado para dar apoio aos pequenos negócios, cujas atividades necessitem de amparo financeiro, capacitação empreendedora e financiamento.

Para participar do Programa, os interessados devem fazer o seu cadastro na sede do Desenvolver, situada na rua Joaquim Bento de Santana, s/nº, sala C, no bairro de Monte Castelo (embaixo do Varanda´s Dancing Bar e ao lado da agência do Bradesco), das 8h às 14h, horário de funcionamento do órgão. Ao local, é importante comparecer munidos de Carta CNPJ, Comprovante de Residência, Identidade e CPF.

MaisPB

Leia Também