João Pessoa, 01 de junho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O representante do Poder Judiciário no Comitê Estadual de Saúde, juiz Marcos Salles, encaminhou à Assembleia Legislativa da Paraíba e ao Governo do Estado, um projeto que visa dar mais transparência e organização às filas de espera de tratamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo do Projeto é disponibilizar, na internet, as listas de espera para tratamentos eletivos (aqueles que não apresentam caráter de urgência), internações, cirurgias e outras demandas. Dessa forma, o paciente pode acompanhar em que posição ele se encontra na fila, evitando que as pessoas que não tenham o direito consigam atendimento primeiro.
“A medida vai evitar que o paciente precise ingressar com ação na Justiça para conseguir ser atendido, além de oferecer mais segurança a ele”, explicou Marcos Salles. A iniciativa foi apresentada durante reunião dos integrantes do Comitê Estadual de Saúde. “Apresentamos o projeto aos outros membros do Comitê e pedimos apoio para levar a iniciativa adiante”, disse o juiz.
A medida tem como base uma lei aprovada pelo estado de Santa Catarina, que utiliza a transparência nas filas para ter mais conhecimento e melhorar a prestação de serviço de saúde.
Comitê Estadual de Saúde – Tem o objetivo de contribuir para a efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS), no tocante ao implemento de políticas públicas de saúde e das decisões judiciais em áreas específicas concernentes a medicamentos, suplementos, órteses, próteses, exames, internações e procedimentos cirúrgicos. Membros do Comitê: Conselho Regional de Medicina; Secretaria Estadual e Municipal de Saúde; Operadoras de Plano de Saúde; Ministério Público e Defensoria Pública Estadual.
MaisPB com TJPB
Wolney Queiroz - 16/07/2025