João Pessoa, 08 de março de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saúde

Mais de 800 mulheres são atendidas em um ano na Casa da Gestante de CG

Comentários: 0
publicado em 08/03/2017 às 09h19

Construída para dar mais conforto às mulheres, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) completa um ano de funcionamento esta semana. Neste período já foram atendidas mais de 800 mulheres no serviço, que abriga pessoas de mais de 170 municípios.

A Casa da Gestante é um projeto que foi iniciado em 2013 em um espaço alugado próximo à maternidade do Isea. No ano passado o serviço passou a funcionar dentro da maternidade em uma casa construída com 410 m² de área construída. A ideia é dar apoio às mulheres que vêm de outros municípios para dar à luz em Campina Grande. Quase 70% dos partos realizados no Instituto são de bebês de outras cidades.

São cinco dormitórios, todos com banheiro e área de sol, uma sala de convivência, cozinha, sala de ordenha e acolhimento, além de quarto de repouso para a equipe de enfermagem.

A casa também recebe gestantes da própria cidade de Campina Grande para que elas possam ficar mais próximas dos filhos quando eles estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTNI. O serviço também recebe recém-nascidos que, apesar de liberados, precisam continuar tendo acompanhamento constante na maternidade de alta complexidade.

Antes de ser construída a nova sede da Casa, o espaço anterior já tinha atendido quase 600 usuárias. Além desse investimento, a Prefeitura Municipal de Campina Grande vem realizando outras melhorias no Isea que estão reestruturando a maternidade.

No ano passado também foi inaugurado o Centro de Parto Normal, construído para realizar partos humanizados como preconiza o Ministério da Saúde. Em 2016 o Isea também ganhou uma nova recepção, com enfermaria, Setor de Classificação de Risco, consultórios climatizados, banheiros amplos.

Teve ainda a construção de novas enfermarias e da UTI Materna. Desde 2013 já foram investidos mais de R$ 3 milhões na unidade. Em 2017 será entregue a nova UTI Neonatal.

Codecom

Leia Também