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Alimentação é indispensável para obter bons resultados com atividades físicas

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publicado em 11/11/2016 às 15h11
atualizado em 11/11/2016 às 12h12
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Tem gente que pensa que praticar atividade física de estômago vazio ajuda a perder peso e traz melhores resultados. Mas não é bem assim. Essa prática é prejudicial à saúde e leva a consequências desagradáveis, como hipoglicemia e perda de rendimento. O mal-estar também pode ocorrer quando a pessoa alimenta-se em grandes quantidades antes do treino. Portanto, a recomendação é: alimentação balanceada antes e depois do exercício físico.

Alimentar-se antes de qualquer treino – seja aeróbico (corrida, caminhada, pedalada) ou de força (musculação) – faz toda a diferença para alcançar os objetivos desejados. Além de prevenir a fadiga, preserva a massa muscular, melhora o desempenho durante a atividade e evita sensações desagradáveis.

Quando não se alimenta antes da atividade, a pessoa pode até perder peso. Mas, não se engane. Esses quilinhos a menos não são de gordura, mas sim de músculo. Isso acontece porque, sem a alimentação adequada, o corpo não tem energia para praticar a atividade e, como vai precisar de uma fonte de energia, retira isso do músculo.

Por isso, escolher alimentos que sejam fontes de carboidratos e proteína para comer antes e depois da atividade física é fundamental para o resultado que se quer alcançar. E é isso o que recomenda a nutricionista Paula Bacalhau, da equipe do Espaço Viver Melhor da Unimed João Pessoa: uma alimentação saudável e balanceada antes de qualquer tipo de treinamento físico.

Antes do treino

A refeição antes do treino deve incluir os carboidratos com baixo índice glicêmico, como tapioca adicionada de fibras, pão integral, cuscuz, batata doce, inhame, macaxeira. Eles têm digestão mais lenta, portanto o açúcar é liberado no organismo aos poucos, mantendo a energia constante. “Esse tipo de alimento deve ser consumido de 40 a 60 minutos antes do treino para evitar mal-estar”, disse a nutricionista.

Para quem tem pouco tempo para se alimentar antes do treino, a dica é optar por carboidrato de alto índice glicêmico, porém em pequena quantidade. São alimentos de rápida digestão e absorção, como por exemplo, torrada integral com geleia de frutas e queijo light ou banana com aveia e mel. Esse tipo de lanche pré-treino, por ser em menor quantidade, evita sensações de náuseas e enjoos durante a prática de exercícios, que podem ser iniciados de 15 a 20 minutos depois.

Depois dos exercícios

E depois do exercício, é necessário se alimentar? A resposta é sim. Isso para continuar oferecendo combustível para o metabolismo de queima de gordura corporal e favorecer o ganho de massa muscular. Para o pós-treino, Paula Bacalhau orienta unir a ingestão de proteína  e carboidratos.

Se for pela manhã, o pós-treino pode ser o próprio café da manhã, composto por uma fruta e o prato principal habitual, como cuscuz com ovo, tapioca com queijo, etc. Em outros horários, boas opções são sanduíche de peito de frango, omelete e vitaminas de fruta, utilizando leite desnatado ou extrato de soja. Ainda tem a opção do uso de suplementos alimentares esportivos, que devem ser prescritos por uma nutricionista após análise de exames laboratoriais.

Um detalhe importante que não pode ser esquecido pelos praticantes de atividade física: hidratar-se constantemente durante os treinos. A água não tem contraindicação; pelo contrário, é ótima para o organismo.

Jampa Saúde

Essas dicas de alimentação não servem apenas para as pessoas que praticam exercício nas academias. Quem faz atividade ao ar livre, como os participantes do Jampa Saúde, projeto da Unimed João Pessoa que incentiva a prática de exercícios físicos, deve seguir as dicas e se alimentar adequadamente.

O Jampa é realizado gratuitamente na Praia do Cabo Branco, no final da Avenida Beira Rio, às terças e quintas, das 17h às 19h30; e aos sábados, das 6h às 8h. O projeto oferece treino funcional e zumba nas terças e quintas. Já aos sábados são disponibilizados o treino funcional e serviços de saúde (teste de glicemia, aferição da pressão arterial e verificação de Índice de Massa Corporal). Atenção: os participantes da zumba devem ficar atentos, pois a aula ocorre, especificamente, das 17h às 18h.

Qualquer pessoa pode participar regularmente das atividades, mesmo que não tenha plano de saúde da Unimed JP. Basta se inscrever no próprio local com a equipe do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa.

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