João Pessoa, 16 de maio de 2014 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A campanha “Faça Bonito” foi realizada nesta sexta-feira (16) na cidade de Bayeux. A iniciativa da Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social, aconteceu em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O objetivo da campanha é combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O prefeito de Bayeux, Dr. Expedito Pereira, explicou a importância de informar e conscientizar a população sobre as formas de combater crimes dessa natureza. “Temos que informar a nossa sociedade para juntos protegermos nossas crianças e adolescentes da violência sexual, uma das mais perversas maneiras de violação dos direitos humanos”, explicou o prefeito.
O evento aconteceu em frente à sede da Prefeitura de Bayeux, no Centro da cidade, e reuniu apresentações culturais do Lar Fabiano de Cristo e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). A atividade também contou com a participação dos Desbravadores da Igreja Adventista.
Os agentes do Creas realizaram panfletagem no Centro de Bayeux abordando a importância do Disque 100. Ele é um serviço de utilidade pública da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), vinculado a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, destinado a receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como: Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência, LGBT e etc.
As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, no prazo máximo de 24 horas, respeitando a competência e as atribuições específicas, porém priorizando qual órgão intervirá de forma imediata no rompimento do ciclo de violência e proteção da vítima. A ligação é gratuita e pode ser realizada de qualquer telefone das 8h às 22.
O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados.
Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
A intenção do “18 de Maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Da Assessoria
"PRÓXIMOS DIAS" - 23/01/2026