João Pessoa, 16 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Um dia de deboches

Comentários: 0
publicado em 16/03/2016 às 23h59
atualizado em 16/03/2016 às 21h52
dilma-rousseff-coletiva-topo

Para jogar última cartada, Dilma se desprende do que restava de pudor ao seu governo

Primeiro: a presidente da República, Dilma Rousseff, tenta seu último suspiro. Nomeia para a Casa Civil o ex-presidente Lula da Silva, sob o pretexto de deflagrar ajustes e “fortalecer” o governo.

Seria plausível… Seria, se Lula não fosse investigado da Lava Jato e se a ‘convocação’ não viesse dias depois da condução coercitiva à Polícia Federal e o pedido de prisão preventiva, posteriormente remetido para o foro do temido Sérgio Moro.

Segundo: áudios de grampos feitos pela PF, autorizados pela Justiça Federal e divulgados por Moro, mostram o desprezo de Lula, Dilma e ministros pelo Judiciário, pelo bom senso e moral. Todos comprometidos somente com um mister: dificultar investigações.

Os últimos resquícios de pudores e limites éticos foram pro espaço. Na República de Lula e Dilma vale tudo para se segurar no poder. Um jeito quase venezuelano de encarar a política e os destinos do País.

Terceiro: o senador Aécio Neves, o mais popular nome da oposição no Brasil, também arrolado na delação de Delcídio Amaral, refuta e desqualifica, prontamente, a citação.

Para Aécio, a gasolina do incendiário Delcídio só serve quando se presta a queimar o canavial dos petistas e afundar o barco de Dilma.

Um dia e muitas afrontas ao brasileiro, açoitado por um governo em estado de putrefação e perturbado por um aterrador vazio de quadros para tocar o que resta de ordem institucional.

Dois…
“Um tapa na cara dos brasileiros”. Resumiu o deputado Efraim Filho (DEM), durante participação no 60 Minutos – Rede Arapuan de Rádios.

…Mundos
“Um dia muito feliz para todos nós”, exclamou o intrépido e corajoso Jackson Macêdo, secretário estadual de organização do PT da Paraíba.

Ecos da…
Na tribuna do Senado, Cássio Cunha Lima (PSDB) bradou: “Parece que não vimos o povo brasileiro nas ruas no último domingo”.

…Reação
Durante a fala de Dilma no Jornal Nacional, bairros de João Pessoa fizeram panelaço e buzinaço. Barulho diante da falta de palavras.

wilson filhoErro de cálculo
Em contato com a Coluna, o deputado Wilson Filho (PTB-foto) disse achar que, se quer uma aproximação, a articulação do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) errou ao tirar, “por cima”, o PHS do bloco de apoio à sua pré-candidatura. Ele jurou que a costura de adesão do PHS ao invés de cessão foi uma defecção ao seu projeto.

BRASAS

*Ficha assinada – Deputado licenciado, Lindolfo Pires (DEM) oficializa hoje, às 10h, a filiação ao Pros, na Liderança do partido na Câmara Federal.
*Precaução – O deputado Ricardo Barbosa (PSB) preferiu evitar entrevistas no ato seguinte ao dia de muitas emoções e preocupações.

*Operação – O presidente da Assembleia, Adriano Galdino, comandou a reação dos bombeiros que impediram o governo esticar a corda com Barbosa.

*Panos quentes – Setores do governo defenderam reação forte, mas prevaleceu a tese de que soltar nota ampliaria a crise e as críticas do deputado.

*Tom – Coube ao secretário Luís Tôrres resumir o que pensa o governo, por enquanto, classificando a fala de Barbosa de incoerente.

*Reforços – Em 24 horas, Cartaxo contabilizou dois importantes apoios: PHS e PC do B, esse último com significado simbólico.

*Empregos – Mais do que as afinidades marxistas, pesou para os comunistas da Paraíba os espaços em secretárias.

*Carapuças – Sem citar nomes, o vereador Alexandre do Sindicato (PHS) condenou a postura arrogante de colegas da Câmara de Campina Grande.

*Reposição – Só foi o vereador Marco Antônio anunciar a saída e a direção do PPS recebeu três pedidos de filiação de quadros com potencial eleitoral.

FALA CANDINHA!
Falta ‘saco’ na Justiça
De dona Candinha conversando com a vizinha Alenice sobre os grampos. “Mulher, só assim a gente descobriu que os ministros do Supremo estão todos capados…”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
E agora: foi no rabo ou na cabeça?

fhcPINGO QUENTE
“Tem luz”. Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-foto), pregando ‘acordos sociais’ para tirar o Brasil das trevas da crise.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também