João Pessoa, 14 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O termômetro das ruas

Comentários: 0
publicado em 14/03/2016 às 11h10
atualizado em 14/03/2016 às 08h18
protesto

Imprensado entre escândalos e falta de credibilidade, governo amarga os efeitos do povo nas ruas

Pelo menos de uma coisa o governo não pode fugir e nem contestar. O significado das manifestações das ruas desse domingo é eloquente e absolutamente nítido aos ouvidos do discernimento e bom senso.

O recado dos protestos não poderia ser mais direto. O povo brasileiro produziu a maior mobilização política desde as Diretas Já. E isso, claro, não é pouca coisa.

Somente a combinação do desgaste intenso com o sentimento de repúdio, repulsa e indignação é capaz de juntar três milhões de pessoas numa tarde de domingo.

O governo chega a sua fase mais delicada. Fragilizado no Congresso, implicado no Judiciário, via delação do senador Delcídio Amaral (ex-líder), e de mal com as massas. O retrato da decadência que somente os mais radicais insistem em não reconhecer.

Formalmente, ainda não caiu. Na prática, perdeu o que poderia lhe sustentar: a credibilidade necessária a momentos de crise e superação.

Deslocado da realidade, o governo Dilma se transformou num zumbi político. Um fantasma de presidente que só assombra os brasileiros na ameaça de permanência.

Via…

O volume das manifestações tende a agravar ainda mais as relações políticas no Congresso e a apressar o rito do processo de impeachment.

…Crucis

Lula, o maior símbolo petista, também cambaleante, pouco ou quase nada pode fazer, além de insuflar ma militância já deteriorada.

Dever de…

Na Paraíba, os protestos também cresceram. Os fatos dos últimos dias empurraram gente para as ruas de João Pessoa e Campina Grande.

…Casa

Diferente da última concentração, o senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB, preferiu marcar presença em solo paraibano.

Wilson SantiagoFato superado

Em contato com a Coluna, o ex-senador Wilson Santiago (PTB-foto) atribuiu a saída do vereador Raoni Mendes para o DEM a fatores mais ligados ao próprio parlamentar do que ao partido. Relatou também resistência de candidatos de siglas menores na coligação proporcional com o PTB, que temiam apenas “bater esteira”. Santiago lembrou que o partido entregou a presidência municipal e acolheu o vereador, porém, desejou “boa sorte”.

BRASAS

*Cedo – O deputado Efraim Filho (DEM) evitou dizer que Raoni será o trunfo do partido para a vaga de vice na chapa do PSB. “Não é hora”.

*Bases – Presidente estadual do PPS, Nonato Bandeira passou o fim de semana no Interior participando de atividades do partido.

*Unidade – Em entrevista nesta manhã, em Campina Grande, Adriano Galdino cobrou engajamento do PSB municipal na sua campanha.

*Convencimento – A promotora Ana Maria Pordeus e Estela Bezerra (PSB) travaram debate durante evento em Bananeiras, sexta. Ao final, a deputada ganhou uma admiradora…

FALA CANDINHA!

Telegrama

Se dizendo ‘admiradora’ da presidente, Dona Candinha mandou, logo cedinho, mensagem, à moda antiga e pelos Correios, à presidente Dilma. No texto, uma ‘modesta’ e curta sugestão: “Excelentíssima amiga, me chame pro bota fora”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Ainda é possível cavar mais o fundo desse poço?

JACKSON MACEDOPINGO QUENTE

“Protestos foram orquestrados pela mídia golpista”. Do secretário de organização do PT da Paraíba, Jackson Macêdo (foto).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também