João Pessoa, 16 de junho de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DECISÃO

Natal entra em calamidade pública por conta das fortes chuvas

Comentários: 0
publicado em 16/06/2014 ás 08h16

O prefeito de Natal (RN), Carlos Eduardo (PDT), anunciou no domingo que publicará hoje, no Diário Oficial do estado, decreto que coloca a cidade em estado de calamidade pública. A decisão foi tomada, segundo ele, por causa dos estragos causados em vários bairros pelas chuvas do fim de semana.

O decreto será publicado no dia em que Natal recebe seu segundo jogo da Copa do Mundo, entre Gana e Estados Unidos. A partida, marcada para as 16h na Arena das Dunas, está confirmada, apesar da decisão.

O prefeito justifica a opção por decretar calamidade pública com a necessidade de conseguir recursos para recuperar áreas atingidas por enchentes e deslizamentos e para socorro às vítimas, principalmente àquelas que tiveram que deixar suas casas. Ontem, Carlos Eduardo conversou por telefone com o ministro da Integração Regional, Francisco Teixeira, para pedir a liberação de dinheiro e envio de ajuda do governo federal.

Natal vem sendo atingida por fortes chuvas desde a sexta-feira, quando jogaram na Arena das Dunas México e Camarões. Houve deslizamentos de terra na Via Costeira, uma das principais da orla da cidade, onde está a maioria dos hotéis de luxo.

No sábado, as chuvas ficaram mais fortes e foram registrados novos estragos. A situação mais grave é no bairro Mãe Luiza, na Zona Leste, onde uma rua desapareceu em consequência de um deslizamento, ameaçando as casas no entorno.

No domingo, engenheiros da Universidade Federal do Rio Grande do Norte fizeram vistoria no local e constataram que há risco de a terra deslizar de novo, principalmente se voltar a chover forte. Por causa disso, a prefeitura está monitorando a área permanentemente para avaliar se será preciso retirar os moradores.

IG

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x