João Pessoa, 21 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
no senado

Comissão aprova trabalho em casa do microempreendedor

Comentários: 0
publicado em 21/02/2016 às 16h17
atualizado em 21/02/2016 às 13h20

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, presidida pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB), aprovou, nesta primeira semana de atividades, Projeto de Lei da Câmara (PLC) 167/2015, que dá permissão para o microempreendedor exercer atividade em casa. O projeto assegura ao microempreendedor individual as condições para ele utilizar a sua residência como sede do estabelecimento, quando não for indispensável a existência de local próprio para o exercício da atividade.

A matéria, aprovada na primeira sessão da CAE deste ano de 2016, seguirá para deliberação do Plenário.  A proposta altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/2006).

Nos debates na CAE, os senadores ressaltaram que alguns empreendedores individuais que poderiam exercer sua atividade em sua própria residência, sem a necessidade de dispor de estabelecimento para essa finalidade, estão impedidos de fazê-lo pela legislação de vários estados, que proíbe a coincidência entre o endereço do empreendimento e o endereço residencial.

Recomendações – Na mesma sessão presidida por Raimundo Lira, a CAE aprovou três recomendações para deter guerra fiscal entre estados. As recomendações devem ser dirigidas ao governo federal e ao próprio Senado. Segundo entendimento dos senadores da CAE, é preciso “derrubar uma estratégia tributária que distorce a alocação de verbas públicas e causa insegurança jurídica e desgaste na arrecadação dos estados”.

A primeira providência sugerida se dirigiu ao governo federal. O apelo foi no sentido de enviar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e uma Medida Provisória que tratem da criação dos fundos de desenvolvimento regional e de compensação de perdas de arrecadação dos estados.

Leia Também