João Pessoa, 20 de junho de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA RECORD

Sabrina Sato já tem mais ibope que o Pânico na Band

Comentários: 0
publicado em 20/06/2014 às 15h18

  Para quem está alucinadamente torcendo contra a japinha, a notícia é lamentável.

Menos de dois meses após ser contratada pela Record, Sabrina Sato já está entre as maiores audiências da emissora, sua média já supera a de seus "ex-amigos" do "Pânico na Band", e seu faturamento já é equiparado aos melhores momentos de seu antecessor no horário, o badalado Rodrigo Faro.
É consenso até na Globo que essa foi uma das mais acertadas contratações da TV brasileira nos últimos 20 anos. Tão acertada quanto a de Faro pela Record, ou a de Eliana pelo SBT.

NÚMEROS, NÚMEROS – Desde que estreou, a média de ibope de Sabrina é de 7,5 pontos. Mais que os 6 ou 7 (segundo o ranheta Emílio Surita) que o "Pânico na Band" vem obtendo. Para efeitos de comparação, Rodrigo Faro obteve 7,5 pontos uma vez, em janeiro de 2013. Sabrina também já marcou até 13 pontos de pico e uma vez teve uma média de 10 pontos, em 26 de abril —uma das 10 melhores desde que a "geração Universal" assumiu a Record. Além disso tem entregado o programa para seu sucessor, o "Legendários", com 8 ou até 10 pontos, sendo que cada ponto vale por 65 mil residências sintonizadas na Grande São Paulo.

MAIS NÚMEROS? Sim, é verdade, ela perdeu ibope desde sua estreia, até 40% em alguns sábados, mas, mesmo quando seu programa está em um dia melancólico, ele continua tendo altos picos de audiência. Isso mostra no mínimo carisma. Ou seja, as pessoas estão zapeando (quero dizer, seus maridos mandões que não largam o controle remotos, queridas leitoras), aí veem a japoneusa de sotaque caipira falando alguma bobagem para os convidados, e param por alguns minutos. Depois até vão embora, mas o que vale publicitariamente são esses minutos de parada.

AFINAL…sábado à noite decididamente é o dia mais complicado de emplacar novos produtos na TV aberta brasileira. São vários os motivos. Durante algum período, há um pouquiiiiiiinho mais de TVs ligadas que o normal na faixa nobre, mas isso não dura muito. Após 21h, 22h e 23h, o total de TVs ligadas começa a cair. Explicação: as pessoinhas estão tomando banho, se empetecando para sair, e deixam as TVs ligadas enquanto se perfumam e embonecam; depois desligam e vão cair na balada e comer milho na quermesse da igreja do Calvário, em Pinheiros, por exemplo. Além disso há uma série de programas que estão no ar há 2.674 anos, como o "Zorra Total", que já têm público fixo. Ainda assim Sabrina está amealhando de 13% a 14% das TVs ligadas em seu horário.

JUSTIÇA SEJA FEITA…vale dizer que a Globo não está nem de longe com rugas de preocupação ou ameaçada em seu primeiro lugar por Sabrina. Tem conseguido médias de 23 pontos ou mais.

DINHEIRO? Por fim, o mais importante: grana. A japinha, na estimativa do Departamento Comercial, quintuplicou o faturamento de seu horário até o momento, se comparado quando seu programa não existia ou mesmo nos mesmos primeiros dois meses de Faro. Nesse último caso a explicação é fácil: Sabrina chegou à Record já com o valor agregado e o poder da marca "Pânico" embutidos em seu nome. Já Rodrigo construiu o seu praticamente do primeiro degrau. Vá lá, ele tinha feito alguns papéis em novelas da Globo, até foi galã das 18h, mas nunca teve muito mamão com açúcar da marca Globo. E como apresentador, fez-se absolutamente sozinho.

DINHEIRINHO – O "Programa da Sabrina" já tem quatro grandes patrocinadores fixos, e está fechando um quinto, e por cotas publicitárias que têm pouco ou quase nenhum desconto (ou paga a tabela cheia ou necas de pitibiribas). Sem contar os inúmeros merchandisings que estão pululando —e de grandes marcas, como Nestlé, Procter & Gamble, Ambev, Koleston… Bem, chega de japonesa por hoje.

F5

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas