João Pessoa, 11 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

2016; uma ponte para 2018

Comentários: 0
publicado em 11/02/2016 às 12h05
atualizado em 11/02/2016 às 09h46
palaciogovernoparaiba

Partidos e estrategistas paraibanos vão usar 2016 como catapulta para 2018

Nos ensinamentos dos versículos bíblicos recomenda-se um tempo para todas as coisas. Na política, esse mandamento fica na poeira: vive-se o presente com o olho fixo no futuro.

O capítulo da vez é a eleição de 2016, mas ninguém, sem exceção, está desfocado da batalha seguinte. Traduzindo: todas as peças e projetos são mexidos para preparar o terreno de 2018.

Aliados do prefeito Luciano Cartaxo enxergam na reeleição o caminho para o projeto estadual de viabilização de uma candidatura ao governo. Um caminho que naturalmente lembra os passos de Ricardo ao renunciar à Prefeitura em 2010.

O senador José Maranhão está convencido de que há espaço pra voltar em 2018. Assim, não por acaso força a barra com o governo para segurar as candidaturas próprias do partido em cidades estratégicas, a começar por João Pessoa, com Manoel Júnior.

Líder da oposição, o senador Cássio Cunha Lima sabe, mais do que todos, que não pode errar. Vai ter a máxima cautela antes de escolher os parceiros de 2016 para garantir o palanque de 2018. Para ele, tudo, menos o fortalecimento de Ricardo.

No jardim girassol, 2016 é vital para a longevidade do projeto ricardista. Com a reeleição, o governador já chegou no topo. Prepara-se para criar as condições de jogar com outros jogadores, mantendo o time na dianteira do poder.

Não perder João Pessoa é quase um mandamento. Permitir a reeleição de Cartaxo é abrir um flanco para o crescimento de um potencial adversário e o consequente fortalecimento das forças de contraponto ao governo.

Se os caciques estão pensando assim, as lideranças e partidos tidos como periféricos não farão diferente. Quem acertar a jogada em 2016, tem tudo para chegar na cara do gol em 2018.

Medindo…

Mangabeira foi palco hoje da divisão de forças entre Ricardo e Luciano Cartaxo. Na pauta, eventos administrativos. Na prática, símbolos políticos.

…Forças

Coutinho dando início ao ano letivo na Escola Técnica do bairro. Cartaxo fazendo o mesmo e entregando a reforma e climatização da Escola Afonso Pena.

Sem…

A experiência de mais de 30 anos de jornalismo só não é maior que a sensibilidade nata de repórter do jornalista pernambucano Magno Martins.

…Descanso

No feriadão em João Pessoa, Magno, que é parceiro do Portal MaisPB, mostrou gente morando nas ruas da orla cidade e associou aos efeitos da crise.

Falta d’água em Campina

Pimentel filho 1Presidente da Câmara de Campina Grande, Pimentel Filho (PSD-foto), criticou a postura do governo quanto à crise hídrica na cidade. “O governo propaga para todos de Camina: primeiro que não há crise, dito pelo próprio governador em entrevista, que temos água em Boqueirão até 2017. O povo vai se preparar pra quê?”, questiona.

BRASAS

*CALMARIA – O governador Ricardo Coutinho escolheu a silenciosa praia de Tabatinga para descansar no feriadão…

*ESQUENTANDO – Ricardo voltou a cutucar Cartaxo, hoje: “Tem gestor que inaugura ar-condicionado”!

*FRIEZA – Sem polemizar, Cartaxo respondeu: “Pergunte aos pais de alunos o que eles acham”.

*CAMPINA GRANDE – Pelos cálculos do vereador João Dantas (PSD), presidente da CPI do Tesoureiro, cerca de R$ 300 milhões teriam sido desviados.

*BEM NA FITA – Campina Grande ganhou destaque positivo com seu ambulatório de diagnóstico e tratamento de casos de microcefalia.

FALA CANDINHA!

De dona Candinha sobre as pretensões do octogenário senador José Maranhão para 2018. “Desse jeito, vai botar Matusalém no chinelo…”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Até quando Gervásio Filho mantém a ficha de filiação no PMDB?

elizaPINGO QUENTE

“Foi alarme falso”. Da vereadora Eliza Virgínia (PSDB-foto), sobre rumores de reaproximação entre Ricardo e Cartaxo.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas