João Pessoa, 24 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Esse cara… é Abelardinho!

Comentários: 0
publicado em 24/01/2016 às 11h32

Em artigo publicado na recente sexta-feira, na página A/8 do Correio, sob o título “Da Cesário Alvim à APL”, justificamos que aqueles escritos também poderiam ser titulado de “Essa cara… é Abelardinho”, referindo-nos à sua posse na Academia Paraibana de Letras que se realizaria – como se realizou – naquela data. Apontamos uma similaridade nas histórias de Roberto Carlos e Abelardinho, chamando a atenção de que a grande notabilidade do primeiro é como cantor, raramente se fazendo referência e muito menos reverência ao extraordinário compositor. E a do segundo é como cronista social, pouco se o observando como o bom escritor, só assim notado a partir do livro “Cesário Alvim, 27 – Histórias do filho de um exilado”.

Na solenidade da sexta-feira, no discurso de saudação feito pelo acadêmico José Mário da Silva Branco, em nome da APL, como foi tão fiel e bonitamente mostrada a “cara” de Abelardinho. E esta saudação recebeu efusivos aplausos não apenas por sua beleza literária ou porque tenha lembrado Mário Quintana naquela resposta que dera a um seu “admirador” que lhe falara assim:“Olá, poeta, gostei muito de seus versinhos”. Quintana respondeu: “Obrigado por sua opiniãozinha”.

Os aplausos a José Mário expressaram-se bem mais por aprofundar-se no perfil de Abelardinho, dizendo, por exemplo: “Abelardo Jurema Filho expõe-se na cena pública paraibana sob o abrigo de múltiplos pontos de vista, sem se deixar, contudo, aprisionar por nenhum deles. Ao lê-lo, em seu mister escritural cotidiano, divisamos um norte de sensibilidades e percepções espraiadas por todos os meandros que compõem a complexa realidade vicejante, aqui, ali, alhures …”. E ressaltou que Abelardinho é dono de “um estilo que tem na concisão a sua marca e o seu marco, inarredáveis.

Isto mesmo: essa cara é Abelardinho!

MaisPB

Leia Também