João Pessoa, 20 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
conflito

No Paquistão, 21 são mortos em universidade após ataque

Comentários: 0
publicado em 20/01/2016 ás 09h20

Homens armados invadiram a Universidade Bacha Khan em Charsada no noroeste do Paquistão nesta quarta-feira (20), abrindo fogo contra estudantes e professores em salas de aula. O ataque deixou 21 mortos e mais de 60 feridos, segundo a agência France Presse.

O porta-voz oficial do Talibã do Paquistão negou que o grupo esteja envolvido no atentado na província de Khyber Pakhtunkhwa, segundo a agência Reuters. O comunicado do porta-voz Muhammad Khorasani, no entanto, foi divulgado horas depois de um alto comandante do Talibã ter afirmado que quatro de seus combatentes haviam deflagrado o ataque. O motivo dos comunicados contraditórios ainda não foi esclarecido.

O atentado começou por volta das 9h30 locais (2h30 de Brasília). “O balanço de mortos no ataque terrorista se elevou a 21”, afirmou o chefe de polícia regional, Saeed Wazir, sem explicar se entre os mortos estão os quatro agressores que o exército afirmou ter eliminado.

Wazir anunciou o fim da operação e informou que a vários estudantes mortos estavam em uma residência no campus da Universidade de Bacha Khan, em Charsada, uma cidade que fica a 50 km de Peshawar.

“Nossos quatro suicidas executaram hoje o ataque contra a Universidade de Bacha Khan”, tinha afirmado por telefone à AFP um comandante dos insurgentes, Umar Mansoor, de um local não revelado.

Este líder rebelde integra a facção Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP) de Hakimullah Mehsud, que tem o nome de um comandante talibã morto por disparos de um drone americano em novembro de 2013.

“Este ataque foi realizado em represália à operação Zarb-e-Azb”, uma ofensiva antiterrorista executada atualmente pelo exército nas zonas tribais do noroeste, próximas da fronteira com o Afeganistão, afirmou Mansoor, que ameaçou com novos ataques.

G1

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x