João Pessoa, 09 de julho de 2014 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A maior derrota sofrida pela seleção brasileira em Copas do Mundo rendeu recordes para as duas principais redes sociais do planeta. No Facebook, a goleada por 7 a 1 diante da Alemanha foi o assunto mais comentado no site durante todo o Mundial. No Twitter, o clássico que definiu o primeiro finalista do torneio foi o evento esportivo que registrou o maior número de tuítes da história da rede: 300.000 mensagens por minuto. Confira o mapa da atividade dos usuários do Twitter durante a partida.
Durante as 17h e as 19h (no horário de Brasília), período que cobre a realização do jogo, 66 milhões de pessoas em todo o mundo realizaram mais de 200 milhões de interações no Facebook — que vão da publicação de textos, fotos e vídeos ao uso do botão Curtir. Um terço dessa atividade foi realizada no Brasil. É um recorde para a rede social: a estreia do Brasil, na vitória por 3 a 1 sobre a Croácia, era o evento mais popular da competição, com 58 milhões de pessoas envolvidas.
O campeão de mensagens no serviço de Mark Zuckerberg foi o atacante Neymar, que não esteve presente no duelo, seguido do alemão Thomas Müller e do brasileiro David Luiz. A maioria dos autores das mensagens eram homens com idades entre 18 e 34 anos. No Twitter, quase 36 milhões de tuítes foram publicados durante a partida — o recorde anterior eram 16 milhões, que pertencia ao jogo entre Brasil e Chile, válido pelas quartas de final do Mundial.
Outro recorde quebrado foi o de tuítes por minuto: no momento em que o volante Sami Khedira marcava o terceiro gol da Alemanha, aos 24 minutos do primeiro tempo, mais de 580.000 mensagens foram publicadas por minuto. É algo sem precedentes na história da rede, que tinha o duelo entre Brasil e Chile como evento com maior número de mensagens publicadas em 60 segundos. O fato aconteceu no momento em que o goleiro Julio César defendeu a cobrança de Gonzalo Jara, que credenciou o Brasil a seguir para as quartas de final da competição: 388.000 tuítes foram publicados.
Julio César, aliás, foi o atleta brasileiro mais comentado durante a derrota histórica para a Alemanha, seguido do atacante Miroslav Klose, que se tornou ontem o maior artilheiro em Copas do Mundo, com 16 gols. Klose superou a marca do atacante brasileiro Ronaldo, que anotou 15 gols em Mundiais.
Veja
"PRÓXIMOS DIAS" - 23/01/2026