João Pessoa, 14 de julho de 2014 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Disciplina, foco e planejamento são características fundamentais para quem trabalha em casa. O Home Office – do inglês “escritório em casa” – traz benefícios não só para a empresa, como também para o profissional e, por isto, se tornou tendência no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada em 2013, pela empresa de consultoria em recursos humanos Robert Half, 64% das empresas nacionais declaram permitir que seus funcionários trabalhem em casa, ainda que usualmente.
A redatora digital, Candy Ferraz, adotou o Home Office há seis meses. Ela trabalha 8h por dia, seguindo o horário comercial da sua agência. Para a redatora digital, a maior vantagem em trabalhar em casa é que, ao saber organizar as tarefas, o tempo e a produção rendem mais. "O processo criativo é mais solitário e você se torna um pouco o seu chefe em relação a estar compromissado com horários sem ter alguém fiscalizando diretamente", explica Candy Ferraz.
A redatora digital acredita que o sucesso desse modelo de trabalho depende também da compreensão da família. "Em casa, é preciso ter foco para se adaptar à nova rotina, pois o acesso à TV, à comida, à cama no quarto ao lado e ao sofá são convidativos. E quando a família não entende que esse é seu ambiente de trabalho, fica ainda mais complicado, porque acabam confundindo lazer, tarefas diárias e obrigação", afirma Candy.
Gerenciamento de equipe
Zé Moreira é diretor de operações da I2 Inteligência, empresa paraibana de gestão de conteúdo e monitoramento de mídia. Parte de sua equipe trabalha no regime Home Office. Segundo ele, essa estratégia foi traçada em 2014, a partir da necessidade de contratar profissionais com um know-how diferenciado em diferentes regiões. "Conseguimos trazer muito mais valor às nossas entregas e atuamos dentro de um cenário mais seguro tanto para a agência quanto para o cliente", afirma o diretor de operações.
De acordo com Zé Moreira, o maior desafio em gerenciar os funcionários que trabalham em casa está no controle da produtividade da equipe como um todo. "Por não termos o olho-no-olho todos os dias, parte da relação acaba sendo prejudicada devido à distância", relata o diretor de operações. Ele ainda explica que utiliza de ferramentas como Skype, Hangout, Googletalk, Facebook e Messenger para manter o contato diário com seus funcionários.
Para Zé Moreira, com a implementação do Home Office aumentou a produtividade da equipe. "Criando uma equipe multidisciplinar e com conhecimentos particulares de cada área, estamos conseguindo agregar cada vez mais valor em nossas entregas e fazendo um trabalho mais rico para o cliente", esclarece o diretor de operações.
Profissionais Liberais
No mercado de profissionais autônomos o Home Office também é uma estratégia lucrativa. Michelle Freitas é contadora e, desde 2011, divide seu tempo entre o trabalho em um escritório privado e o trabalho em casa como profissional liberal. "Tenho uma carteira com seis clientes para complemento de renda e os atendo virtualmente. Trabalho em casa, fazendo folha de pagamento, prestação de contas médicas e administração de condomínios, por exemplo", explica a contadora.
Para Michelle, além do retorno financeiro, a principal vantagem de trabalhar em casa é o conforto. Entretanto, ela acredita que trabalhar em um escritório é mais profissional e transmite segurança para o cliente. "Particularmente acho o Home Office na minha área mais lucrativo por ocupar menos tempo. Mas o escritório de empresa privada me proporciona benefícios como FGTS, INSS, férias e décimo terceiro salário, que o Home Office, enquanto autônoma, não garante", esclarece a contadora.
A profissional liberal ainda conta que é necessário organização para segregar as atividades de casa e do trabalho. "Faço Home Office duas vezes por semana, mas do dia 25 ao dia 10 de cada mês o trabalho fica mais intenso, porque trabalho apurando impostos e não posso atrasar, caso contrário meu cliente paga juros. Normalmente separo os finais de semana para as atividades de casa", conclui Michelle.
Da assessoria
"PRÓXIMOS DIAS" - 23/01/2026