João Pessoa, 09 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Gilson Lira é Master Coach e Trainer em PNL com certificações pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Sociedade Euroamericana de Coaching (SEAC) e Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). Bacharel em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas. Coautor dos livros “PNL para Professores”, “Segredos do Sucesso – Histórias de Executivos da Alta Gestão”, “Coaching para Gestão de Pessoas” “Empreendedorismo” e “Bíblia do Coaching”. Atualmente ocupa o cargo de diretor de mercados internacionais da Embratur. [email protected]

Disciplina e força de vontade

Comentários: 0
publicado em 09/12/2015 ás 17h55

Pensa um pouco. O que Airton Senna teria realizado se não fosse a sua autodisciplina aliada a uma imensa força de vontade? E quanto ao renomado cirurgião plástico Ivo Pitangui. Você acha que ele teria se tornado uma referência mundial em sua área sem o cultivo de ambas as forças? E o que dizer do brilhante empreendedor Guilherme Paulus, o fundador da CVC? Você imagina que ele teria feito dessa empresa a maior rede de varejo de turismo do país se ele não fosse uma pessoa disciplinada e possuidora de uma imensa força de vontade? Provavelmente não. Concorda?

Talvez, neste exato momento, você não esteja conseguindo aquilo que tanto gostaria na vida e até está um pouco cabisbaixo por conta de tantas adversidades que, ultimamente, vem enfrentado. Mas, quero lembrá-lo, logo no início, de duas coisas: primeiro que você já possui, dentro de si, capacidades e talentos únicos que, se bem trabalhados, servirão para desenvolver todo o seu potencial. E segundo, que é praticamente impossível se alcançar o êxito sem disciplina e força de vontade.

Uma das características mais nítidas das pessoas vencedoras e tidas como muito bem-sucedidas é que elas não são do tipo de pessoas indisciplinadas. Seja para tornar-se um excelente empreendedor, grande piloto de Fórmula 1, jogador do futebol consagrado, destacado músico, um renomado chefe de cozinha… seja o que for, para todo propósito nessa vida tem que haver muita disciplina – e uma dose extra de força de vontade.

O mais curioso é perceber que, nos diais atuais, muitas pessoas querem atingir resultados extraordinários e excepcionais, mas, nem ao menos, querem se disciplinar e ‘pagar o preço’ necessário para alcançá-los. Não é mesmo?

“Para cada esforço disciplinado – escreveu o empreendedor Jim Rohn – há múltiplas recompensas”. Por sua vez, o autor George S. Clason escreveu o seguinte em sua famosa obra O homem mais rico da Babilônia: “Força de vontade não é, senão, o propósito inquebrantável de levar a cabo uma tarefa que você se propôs a terminar. Se me proponho a uma tarefa, mesmo que seja simples e tola, vou levá-la a cabo. Se não, como poderia ter confiança na minha capacidade de realizar coisas mais importantes?”. Esses dois grandes homens foram bastante precisos em suas observações.

Certamente você já deve ter ouvido esta frase clássica: “Daqui pra frente tudo vai ser diferente”. Provavelmente, também já deve ter ouvido alguém dizer que “hoje eu crio vergonha na cara e inicio o meu novo regime”. Seja honesto. Quem já não ouviu algo desse tipo, ou melhor, quem já não proferiu essas palavras?

Chega a segunda-feira e a pessoa toda empolgada (e dominada por muita força de vontade) começa, enfim, a pôr em prática o seu audacioso plano de melhorar a qualidade de sua vida. Isso ocorre igualmente na terça e na quarta. Aí, surge a quinta-feira e ela já passa a diminuir o ritmo, parece não ter mais a mesma disposição do início da semana. Na sexta, já arruma um desculpa. Ah, hoje é sexta-feira e não vou fazer muito esforço, afinal sou também filho (a) de Deus! No sábado, encontra outra desculpa e convence a si próprio de que aquele também não é um bom dia para se exercitar. E aí acontece algo extremamente ruim: chega o domingo e ela não mais resiste. Isso mesmo! Entrega-se de volta a sua agradável e aconchegante “zona de conforto”. Enfim, tudo volta novamente a ser como era antes, ou seja, os mesmos péssimos hábitos alimentares voltam novamente a fazer parte de sua rotina diária.

Agora quer saber onde se encontra aquele tênis novinho que havia comprado só para fazer a sua atividade física? Está agora jogado na dispensa junto com a esteira. Detalhe, a esteira hoje serve apenas de cabide. Isso mesmo! Com tantas roupas penduradas mal dá para vê-la direito. Isso ilustra muitíssimo bem como a falta de disciplina tem o devastador poder de fazer com que a nossa “força de vontade” se evapore feito água em baixo de sol quente.

Eu particularmente vejo a disciplina e a força de vontade como irmãs siamesas. Uma necessita da outra – o tempo todo! Mas o que quero dizer com isso? Simples. Quero dizer que sem disciplina a força de vontade padece, some. Por sua vez, sem força de vontade torna-se praticamente impossível se disciplinar na vida.

Vou confessar algo. Desde bem cedo eu também fui um sujeito possuidor de uma imensa força de vontade. Assim como inúmeras outras pessoas eu também me empolgava facilmente em traçar novos planos, mas com a mesma velocidade eu igualmente também os deixava pelo caminho. E com isso tornei-me um perito em deixar as coisas de lado, em não tocar os planos que eu mesmo havia traçado.

E como consegui mudar? Tive que me trabalhar muito e, principalmente, me condicionar a isso. Condicionei-me, primeiro, a assumir a responsabilidade pelos meus atos e a ‘pagar o preço’ da disciplina. Depois me condicionei a fazer uso do poder da disciplina nas pequenas ações rotineiras que executava – e desempenhava ao longo do meu dia. Logo comecei a perceber que a disciplina havia finalmente se tornado algo automático em meu ser.

Agora me deixe fazer um alerta. Disciplinar-se para o êxito é algo fácil e simples? Claro que não. Eu entendo perfeitamente que cultivar melhores hábitos em nossa vida, quaisquer que sejam eles, nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. Mas compreendo, e o tempo mostrará isso, que as recompensas são infinitamente fabulosas para todo aquele que decidir implementar verdadeiramente a disciplina em sua vida.

Finalizo desejando que o Deus de amor e bondade te possibilite viver uma vida abundante e uma existência gloriosa!

Um grande abraço,

Gilson Lira.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

[ufc-fb-comments]
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x