João Pessoa, 28 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Caso Delcídio e a posição da Paraíba

Comentários: 0
publicado em 28/11/2015 às 12h42
atualizado em 28/11/2015 às 09h47
cassiomaranhaolira

Cássio, Maranhão e Lira fizeram dever de casa em nome do povo da Paraíba

A turbulenta semana terminou com a bancada da Paraíba marcando ponto. A posição dos senadores paraibanos no Caso Delcídio, pela manutenção da decisão do STF, foi um alento em meio a tantas decepções da representação dos últimos tempos.

José Maranhão, Raimundo Lira e Cássio Cunha Lima honraram os mandatos e a confiança dos paraibanos. Justiça seja feita, a atuação do senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado, foi marcante. Abriu os discursos da pressão para a votação aberta, como esperava a sociedade brasileira diante do ineditismo da obrigação do Senado se posicionar sobre o cárcere de um dos seus.

A fala de Cássio pautou o debate. Os oradores subseqüentes, um a um, fizeram menções à dissertação do paraibano, inclusive, o presidente da sessão, o todo poderoso Renan Calheiros. Ao final, prevaleceu o bom senso e a sintonia com o sentimento da Nação.

A exortação levantada pelo tucano teve, incontestavelmente, considerável influência no resultado. Se o escrutínio tivesse sido secreto, como sinalizava Calheiros, possivelmente estaríamos hoje amargando mais um capítulo de frustração e a Justiça teria perdido para o corporativismo. A Paraíba fez o dever de casa.

Impressões…
Tem ao menos a inspiração do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) a licença do deputado João Henrique (DEM) por 120 dias para tratamento de saúde.

…Digitais
O afastamento contempla o suplente Arthur Filho (PRTB), até aqui sem “nada contra” o TCM por ser beneficiário da saída de deputados para o novo Tribunal.

Faro…
A agenda é administrativa, mas o prefeito Luciano Cartaxo e o ministro Gilberto Kassab reservaram espaço para falar do PSD e do projeto de 2016 na Capital.

…Fino
Depois da prisão de Delcídio, líder do governo, e o agravamento da situação de Dilma, Cartaxo nunca esteve tão certo que deixou o PT na hora exata.

BardoCuscuzCuscuz na Praia
Badalado restaurante de Campina Grande, o famoso Bar do Cuscuz já tem data para chegar a João Pessoa. Pilotado pelo empresário Jocélio Costa, o empreendimento vai funcionar no mesmo prédio do Guaiamun Gigante, na orla marítima do Cabo Branco. A agência Dabliu A está cuidando da divulgação.

BRASAS
*Coube ao líder Hervázio Bezerra (PSDB) o recado: o governo e a bancada não recuam mais do TCM.

*Para Cássio, Ricardo quer com o TCM fazer a deputada Estela Bezerra “governadora biônica”.

*Aliados da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) ligaram as antenas após as especulações em torno das razões do governo para convencê-la ao TCM.

*O deputado Gervásio Filho (PMDB) foi sondado várias vezes e até aqui vem descartando interesse em compor o novo Tribunal.

*Mesmo aprovado, governistas calculam em um ano para efetiva instalação do TCM. Ou seja, janeiro de 2017.

FALA CANDINHA!
Com Cássio contra e agora Ricardo a favor do TCM, dona Candinha, ainda boa de memória, não resistiu. “O mundo dá voltas e a Paraíba dá rabeadas”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Qual era o propósito de Cássio, que hoje aponta interesses escusos do governo, quando cogitou criar o TCM em 2008?

1431963568177-estela-bezerraPINGO QUENTE
“Ele sempre tratou a Paraíba como um patrimônio”. Da deputada Estela Bezerra (PSB-foto), retrucando Cássio Cunha Lima.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também