João Pessoa, 26 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Líder preso, governo algemado

Comentários: 0
publicado em 26/11/2015 às 00h05
atualizado em 26/11/2015 às 05h34
Delcidio-Amaral

Prisão do líder é pá de terra num governo afogado em escândalos

O que falta mais a esse governo? Quando pensamos que a situação de Dilma chegou ao fundo do poço, os aliados provam que podem cavar mais. A prisão do líder do governo, Delcídio Amaral, é o exemplo cabal. Por mais que o PT e os porta-vozes governistas tentem desvirtuar e maquiar, o governo está atolado na Lava Jato.

E o que dizer do PT? Tesoureiros e ex-presidentes presos. A lama passou do pescoço. De tão grave, levou a presidência nacional do partido a, num ato falho, soltar nota tentando se desvincular do óbvio. Deu as costas ao líder do governo do qual pilota pelo pífio argumento de que Delcídio não estava tratando de assuntos do partido.

Raciocine rápido. Então Dirceu e Vaccari receberam solidariedade irrestrita porque agiram em favor dos interesses da sigla. Típico da emenda pior do que o soneto. Quanto mais a Justiça e a Polícia Federal mexem, mais a coisa fede ao ponto de exalar um odor insuportável ao bom senso e aos limites da tolerância.

O crime de Delcídio está ligado umbilicalmente ao governo. Queria se livrar de acusações de envolvimento no superfaturamento da refinaria de Pasadena. Cerveró, a quem queria corromper para protegê-lo na delação premiada, recebeu, só nessa operação da Petrobrás, alguns milhões de propina.

Delcídio não é qualquer um. É homem forte do governo, influente e de trânsito livre nos últimos tempos com Dilma e Lula, interlocutor parlamentar na desesperada tentativa de salvar o governo das crises política e econômica.

A imagem de Amaral preso é simbólica. Com seu líder na cadeia, pego em flagrante assumindo culpas e tramando para esconder os rastros em crimes, o governo cai pelas tabelas, sem moral e com a credibilidade menor do que as celas que abrigam seus apenados.

Bancada…
A bancada paraibana no Senado não decepcionou. Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão e Raimundo Lira, do PMDB, votaram pela manutenção da prisão de Amaral.

…Paraibana
O mesmo não se pode dizer do paraibano Lindberg Farias (PT-RJ). Entrou na irônica lista dos treze senadores petistas que votaram pelo relaxamento da prisão.

Cautela e…
Ao 60 Minutos – da Rede Arapuan de Rádios –, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, adiantou a disposição de fazer audiência pública sobre o TCM.

…Canja de galinha
Principal cotado para compor a futura Corte, Galdino adotou discurso de conciliação; defende o TCM, como órgão complementar, mas não espinafra o TCE.

Ricardo-CoutinhoRicardo no Estadão
Depois de participações na Rede TV e Record News, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (foto), ocupa hoje outra mídia de alcance nacional. Acompanhado do secretário Luís Tôrres (Comunicação), Ricardo concede entrevista, em São Paulo, ao Estadão, no final da manhã. Aos poucos, vai cavando presença no debate nacional.

BRASAS
*Assumidamente reservado, Ricardo surpreendeu ao almoçar, sem cerimônia, no Olho de Lula, com poucos deputados.

*Coutinho chegou sem aparatos e saiu a pé até um carro que esperava no estacionamento da orla.

*Com iminentes renúncias na Assembleia para o TCM, já há movimento para deflagrar nova eleição na Casa, ao invés da posse do vice, João Henrique (DEM).

*Se vencido o debate do TCM, a oposição vai sugerir nomes conhecidos da sociedade para indicações a conselheiros.

*O escritório do advogado Johnson Abrantes conseguiu agravo de instrumento, na Justiça Federal, devolvendo ao cargo o prefeito de Princesa Isabel, Domingos Sávio.

FALA CANDINHA!
A prisão do líder do governo mexeu com dona Candinha: “O PT oferece propina até para se livrar da acusação de propina”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
A posição do suplente Arthur Filho (PRTB) a favor do TCM tem o aval do pai e presidente do TCE, Arthur Cunha Lima?

Cármen-LúciaPINGO QUENTE
“O crime não vencerá a Justiça”. Da ministra do STF, Carmem Lúcia (foto), para quem o “escárnio venceu o cinismo”.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também