João Pessoa, 14 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Gilson Lira é Master Coach e Trainer em PNL com certificações pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Sociedade Euroamericana de Coaching (SEAC) e Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). Bacharel em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas. Coautor dos livros “PNL para Professores”, “Segredos do Sucesso – Histórias de Executivos da Alta Gestão”, “Coaching para Gestão de Pessoas” “Empreendedorismo” e “Bíblia do Coaching”. Atualmente ocupa o cargo de diretor de mercados internacionais da Embratur. [email protected]

Persistência

Comentários: 0
publicado em 14/11/2015 às 14h26

Por que será que muitos se entusiasmam ao começar um novo projeto, mas desistem no meio do caminho? Por que será que tantos outros traçam planos que acabam nunca saindo do papel? A resposta é simples. Falta-lhes um ingrediente essencial ao sucesso: a persistência invariável – tão naturalmente encontrada naquelas pessoas tidas como exitosas e muito bem-sucedidas na vida. Há tempos, Charles Chaplin já afirmava que “a persistência é o caminho do êxito”. Jack Canfield e Mark Victor Hanse também preconizou que “você jamais conseguirá grandes resultados na vida sem ação persistente e invariável”.

Se analisarmos cuidadosamente a vida de algumas pessoas extraordinárias, a exemplo de Thomas Edison, Irineu Evangelista de Souza, Mahatma Gandhi, Assis Chateaubriand, Nelson Mandela ou, mais recentemente, Samuel Klein – o empresário fundador da conhecida rede de lojas de departamento Casas Bahia, nós encontraremos algo em comum entre eles: todos eram invariavelmente persistentes, não aceitavam que um contratempo ou uma adversidade temporária os impedissem de atingir seus objetivos e metas.

Infelizmente, o que vemos com frequência, nos dias atuais, é que muitas pessoas desistem rapidamente ao primeiro sinal de uma dificuldade ou mesmo de um revés. Simplesmente, param de lutar e desistem dos seus sonhos. O mais curioso é que muitas vezes elas estavam a pouquíssimos metros da linha de chegada, faltando muito pouco para alcançar aquela tão sonhada vitória. Ao invés de investigar mais a fundo aquilo que não está dando certo, aquilo que não está funcionado bem, o que muitas delas fazem? Rapidamente desistem de lutar.

Se você observar, vai perceber que em momentos de dificuldades as pessoas exitosas refazem os planos, traçam uma nova rota. E, sempre persiste um pouco mais, antes de pensar em jogar tudo para o alto e entrega-se ao desânimo e a apatia.

Um bom exemplo de persistência é Sam Walton, o fundador da maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart. Certa feita ele declarou: “Se eu queria alcançar as metas que fixei para mim mesmo, tinha que perseverar quotidianamente no esforço para isso. Tinha que pensar nelas o tempo todo”. Pois bem, pessoas empreendedoras e bem-sucedidas pensam e agem como Sam Walton. Elas persistem quotidianamente, mesmo diante de adversidades e novos desafios.

Se você está insatisfeito em algum aspecto de sua vida, se busca realmente novos e extraordinários resultados é necessário ter um pouco mais de perseverança para manter-se firme e focado naquilo que deseja.

Minha mensagem aqui para você é simples, mas poderosamente verdadeira: persistência é uma força importantíssima, aliás, uma qualidade vital para o sucesso. Por isso, sugiro que sempre procure cultivá-la. Por sua vez, a falta dela é, sem dúvida, uma das razões mais comuns do fracasso e insucesso em qualquer atividade.

A propósito, eu te pergunto: “De zero a dez, qual a sua disposição para assumir novos desafios e persistir em direção a objetivos já traçados?” “De zero a dez, qual a sua disposição para estabelecer metas semanais, mensais e anuais para a sua vida?” “De zero a dez, qual a sua disposição para persistir, diuturnamente, naquilo que você tanto almeja?”.

“O verdadeiro heroísmo – afirmou o médico missionário W. F. Grenfel – consiste em persistir por mais um momento quando tudo parece perdido”. Portanto, a partir de hoje:

  1. Tome ações maciças e persistentes para conseguir efetivamente aquilo que você tanto deseja;
  2. Tenha atitudes consistentes e assertivas naquilo que, verdadeiramente, se dispuser a fazer;
  3. Empreenda esforços contínuos e duradouros em cada um dos seus projetos, independentemente de quanto isso lhe custe em questão de tempo ou energia.

A boa notícia é que quando você menos esperar, estará, enfim, obtendo tudo aquilo que sempre sonhou conquistar.

Eu torço por você e pelo seu sucesso!

Um grande abraço,

Gilson Lira.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também