João Pessoa, 12 de novembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O TCM e a ponderação de Buba

Comentários: 0
publicado em 12/11/2015 às 10h59
atualizado em 12/11/2015 às 08h08
deputadostcm

Deputados da Paraíba durante missão e viagem à Fortaleza, capital do Ceará

Coube ao deputado Buba Germano, em entrevista ao 60 minutos – da Rede Arapuan de Rádios – a manifestação de sensatez quanto ao debate da criação do Tribunal de Contas dos Municípios. Se o que ainda é especulação vier a ser oficializado, demandará debate e aprofundamento, pregou o ex-prefeito de Picuí.

E tem razão. Uma medida desse vulto não deve ser tratada como mecanismo estritamente casuístico, de interesse de poucos. Deve ser acompanhada de discussões e contrapontos.

A ponderação veio horas depois da presença da comitiva parlamentar em visita ao TCM do Ceará, da qual o parlamentar socialista integrou.

Apesar da negativa do objetivo da visita, a missão mostra que a comitiva, interessada na instalação do órgão, busca informações e base para sustentar argumentos em favor do novo órgão.

Sereno, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, um dos mais cotados para eventual composição, sabe que qualquer passo precisa ser municiado de dados e convencimento técnico.

O desafio e estratégia recomendada para o momento é afastar a pecha de manobra e levantar o TCM como instrumento e aperfeiçoamento do controle externo. E isso exige paciência, base técnica e muita disposição ao debate.

Arquivo…
Nos bastidores, deputados juram que não é nem preciso criar novo dispositivo legislativo para viabilizar a instalação do TCM na Paraíba.

…Vivo
No âmbito da Assembleia, há uma emenda do governo Cássio extinguindo texto que deu vida ao TCM. Na Comissão Especial, ela nunca foi votada. Continua como dantes.

Cada um…
Dentro do governo, já há consenso das indicações da Assembleia e do Executivo. É na oposição onde residem as divergências sobre o nome a ser indicado

…Por si
Havia inicialmente um avanço em torno do deputado Janduhy Carneiro (PTN), mas outros passaram a disputar internamente. Renato Gadelha (PSC), líder, é um deles.

TCE-PBRenovando a frota
O Tribunal de Contas do Estado (foto) lançou edital de licitação ontem para compra de oito novos veículos para atendimento a conselheiros e procurador geral. De acordo com a publicação, os carros pretendidos são do tipo sedam, de marca nacional. No total, a compra está estimada em R$ 706 mil.

BRASAS
*O governador finalmente nomeou a advogada Paula Laís para a Casa Civil, mas não perdeu o estilo: deu castigo de alguns dias a Carlos Antônio (DEM).

*Edvaldo Rosas, presidente estadual do PSB, operou e tirou o secretário Waldson Souza do projeto do partido no Conde.

*No debate da CNI, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) defendeu a cassação de Eduardo Cunha e novas eleições presidências como solução para a crise.

*Cajazeiras é mesmo diferente; teve comoção, ruas cheias e carro de som no enterro de Marcos Aleijado, tido pela Polícia como perigoso traficante da região.

*Francisca Motta (PMDB), prefeita de Patos, é candidata a reeleição, sustenta o deputado Nabor Wanderley (PMDB).

FALA CANDINHA!
Na iminência da instalação do TCM na Paraíba, a atrevida dona Candinha ousou sugerir lista de nomes para o sonhado cargo vitalício. “Coronel Francisco (Clube Oficiais), Rosilene Gomes (FPF), Liberalino Ferreira (Fetag), Antônio de Pádua (Sindicato dos Motoristas), Buega Gadelha (Fiep), Marconi Medeiros (Fecomércio), Rômulo Soares (Creci)…”. Vou fingir que não entendi!

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Será dessa vez que o deputado Trócolli Júnior vira conselheiro?

Anísio MaiaPINGO QUENTE
“Não podemos aprovar matérias do Judiciário no ritmo The Flash”.
Do deputado Anísio Maia (PT-foto), criticando a repetida urgência na tramitação de projetos de interesse do Tribunal de Justiça.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também