João Pessoa, 20 de agosto de 2014 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A exposição “Memória de uma vida a serviço do semelhante” será aberta nesta quinta-feira (21), na Câmara Municipal de João Pessoa. O evento marca a celebração do centenário de nascimento do médico Napoleão Laureano, patrono da CMJP e idealizador do Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento de câncer no país. A solenidade será às 16h no plenário Senador Humberto Lucena.
A agência de publicidade e propaganda Sin Comunicação elaborou o material gráfico que compõe a exposição “Memória de uma vida a serviço do semelhante”. No total, serão expostos cinco painéis que contam a trajetória de Napoleão Laureano. “Dividimos os painéis em temas. O público vai se deparar com informações sobre o ambiente familiar de Napoleão, sobre a carreira dele na medicina, a trajetória na política e toda sua luta no combate ao câncer. Além do percurso para a criação do hospital. É uma oportunidade de conhecer detalhes sobre um homem que dedicou boa parte de sua vida para ajudar ao próximo”, explicou Rodi Cruz, diretor de arte da Sin Comunicação.
Durante a homenagem da CMJP também será outorgado o Diploma de Honra ao Mérito ao diretor presidente da Fundação Laureano, o médico Antônio Carneiro Arnaud. As comemorações do centenário de Napoleão Laureano tiveram início no dia na segunda-feira (18) e seguem até a sexta-feira (22).
Saiba mais sobre Napoleão Laureano
Napoleão Rodrigues Laureano nasceu em Natuba, então integrada ao Município de Umbuzeiro, a 22 de agosto de 1914. Em 1943 diplomou-se na faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Napoleão Laureano foi o primeiro presidente da CMJP após a redemocratização. Liderou a Casa no período de 1949 a 1951, quando afastou-se do cargo por ter sido acometido de câncer.
A sua luta contra a doença contribuiu para a fundação do Hospital do Câncer da Paraíba e para a criação da Fundação Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro. Faleceu no dia 31 de maio de 1951, no Rio de Janeiro. Em 24 de fevereiro de 1962, foi inaugurado o Hospital do Câncer Napoleão Laureano, em João Pessoa. A CMJP passou a denominar-se “Casa Napoleão Laureano” em 3 de setembro de 1963.
Da Assessoria
"PRÓXIMOS DIAS" - 23/01/2026