João Pessoa, 10 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Gilson Lira é Master Coach e Trainer em PNL com certificações pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Sociedade Euroamericana de Coaching (SEAC) e Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). Bacharel em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas. Coautor dos livros “PNL para Professores”, “Segredos do Sucesso – Histórias de Executivos da Alta Gestão”, “Coaching para Gestão de Pessoas” “Empreendedorismo” e “Bíblia do Coaching”. Atualmente ocupa o cargo de diretor de mercados internacionais da Embratur. [email protected]

Procrastinação: O Antagonista do Sucesso

Comentários: 0
publicado em 10/08/2015 às 17h18
atualizado em 10/08/2015 às 15h23

Estudiosos do comportamento humano são unânimes em afirmar que o problema mais comum para não se conseguir alcançar aquilo que se quer na vida, é, justamente, por conta de um péssimo hábito. E que péssimo hábito é esse? A procrastinação. Ou seja, como o próprio nome sugere, o hábito de ficar procrastinando e adiando as coisas.

Lembra-se daquele velho dito popular tão costumeiramente repetido por nossos pais que diz: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Ele continua tão forte, e atual, como quando foi pronunciando pela primeira vez.

Gostaria que fizesse uma pequena reflexão: Quantas pessoas que você conhece que passivamente vão deixando de fazer coisas importantes, hoje, para fazê-las, quem sabe, ‘em algum dia’? Assim como você, eu também conheço muitas pessoas que vivem suas vidas procrastinando. E o pior. Sempre reclamando porque não conseguem alcançar seus objetivos e metas. A propósito, eu próprio já fui assim. Já fui um grande procrastinador. Ou seja, também deixava de fazer coisas necessárias, e muitas vezes essenciais, justamente, porque era dominado por esse limitante e negativo hábito. Hoje, já ‘curado’ desse mau eu, sempre que posso, procuro lembrar as pessoas que a pior coisa que pode acontecer a elas é ficar adiando as coisas. Pensa comigo. O que o ato de procrastinar, principalmente as coisas importantes, nos trás de bom? Nada, não é mesmo?

Viver adiando ou deixando de fazer as coisas definitivamente não nos trás nenhum benefício. Pelo contrário, só gera problemas em nossa vida. Por exemplo: Quando uma dor intermitente persegue uma pessoa e essa pessoa não entra em ação em busca de um médico, ela muito provavelmente está adiando, ou até aumentando, um problema de saúde, correto? Quando um jovem casal fecha os olhos sobre alguma inquietação que há algum tempo vem enfrentando, esse casal está apenas protelando aquele problema, não é mesmo? Afinal, indubitavelmente chegará a hora e o dia que, como se diz, a corda arrebentará e a relação poderá se romper em definitivo. Do mesmo modo, quando um gerente resolve não levar a sério alguns problemas que seus colaboradores vêm lhe relatando, esses problemas certamente só tenderão a aumentar. E, muito provavelmente chegará o dia e a hora que poderá eclodir. Certo? Como se vê, o hábito de adiar ou deixar de resolver algo importante (e até urgente) em nossas vidas, apenas contribuirá para criar, ainda mais dor, mais tarde. E quer saber de uma coisa? Não sejamos ingênuos imaginando que alguns desses ‘problemas’ que acabei de narrar, vão desaparecer – e muito menos, se resolverem sozinhos! Garanto que isso não ocorrerá. Aliás, como acertadamente falou o americano, Christopher Parker: “A procrastinação é como um cartão de crédito: ele é ótimo, até você receber a conta”.

“E como faço para evitar esse mau que é a procrastinação?”, você deve estar se perguntando. Conheço duas maneiras eficazes, e até bem simples, para se fazer isso. A primeira delas é fazendo uso do poder da determinação. Ou seja, sendo extremamente determinado quando souber que precisa fazer algo. Por exemplo: Sabe que necessita efetuar uma ligação importante. Faça-a, agora! Sabe que precisa arrumar o quarto ou fazer a revisão do carro. Faça isso, já! Sabe que precisa estudar algo novo ou treinar uma nova habilidade que irá ajudá-lo a progredir mais rapidamente na vida. Pare de arrumar desculpas, e apenas faça! Exatamente como sugerido no famoso slogan da Nike, Just do it: “Apenas faça”.

A outra maneira também muito útil é, justamente, habituar-se a se fazer perguntas. A propósito, alguém até já escreveu que para cada pergunta que façamos a nós mesmos, o nosso cérebro proporá uma resposta. Por exemplo, sempre que estiver em vias de adiar algo, simplesmente pare. E de modo preciso, questione-se da seguinte forma:

“Se eu não agir exatamente agora, o que isso vai acabar me custando? O que eu vou perder?”

“Se eu não fizer o que eu preciso fazer, já, o que isso poderá me causar?” Ou: “O que eventualmente sairei ganhando se realizar, agora mesmo, essa ação que há tempos venho adiando?”.

Finalizo reforçando que o segredo de avançar na vida é começar. E “A maneira de se começar alguma coisa é parar de falar e começar a fazer”, como argumentou Walt Disney. Por tanto, Just do it!

MaisPB

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também