João Pessoa, 12 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O forró na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 12/04/2015 às 10h39

O maior prazer da tarefa da produção diária e esfuziante do colunismo é a possibilidade de ver idéias e teses defendidas nesse espaço ganhando corpo e inspirando coisa boa no nosso cotidiano. É o que vem felizmente acontecendo com nossa modesta sugestão aos gestores paraibanos, em tempos de crise, da priorização das atrações verdadeiramente ligadas ao São João, e bem mais baratas que as bandas fabricadas.

Boa parte dos gestores das cidades que mantém regularidade no calendário de festas juninas já sinaliza nessa equação, boa para os cofres públicos – que dispensarão quantias bem menores para formar a programação – e melhor ainda para a cultura nordestina, tão fragilizada pelos sucessos de laboratório.

Alegria ainda maior nessa nossa missão é poder ter o privilégio de receber o feedback de gente comprometida com nossas tradições, como a ex-presidente da PBtur, Cléa Cordeiro, que nos enviou mensagem cumprimentando e referendando a Coluna pela bandeira aqui levantada.

“O motivo deste email é para cumprimentá-lo pelo artigo que foi publicado domingo, dia 04, com o título Resgate. Gostaria que todos os gestores lessem. Fiquei muito feliz em ver o resgate cultural sendo defendido por um jornalista do seu nível, isto me faz ter a esperança na realização deste sonho que acalento”, escreveu Cléa.

Para quem não conhece, a professora Cléa Cordeiro é criadora e atual administrador do Memorial do Maior São João do Mundo, espaço localizado nas proximidades do Parque do Povo, em Campina Grande, e que abriga acervo de três décadas da festa realizada apoteoticamente pela ousada Rainha da Borborema com sua marca indelével de 30 dias de muito forró.

Quem ainda não conhece o Memorial, junho está chegando e com ele a oportunidade de reverenciar e passear por momentos marcantes da história de um dos maiores eventos populares do Brasil. Fica a dica e a esperança que aos poucos gestores e produtores repensem e resgatem a essência original do São João, nosso maior emblema cultural. Dá tempo.

Dois… – O prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, foi o primeiro a aderir. “A crise nos ensina muito. Diante das dificuldades, a gente vai favorecer e apoiar o verdadeiro forró”.

…Exemplos – Em Patos, a organização de um dos eventos mais tradicionais da Paraíba também se inclina por essa opção. Na restrição de recursos, priorizará as atrações autênticas.

Questão de ordem – Diferente de João Pessoa, o projeto Câmara Itinerante aconteceu sem maiores atropelos em Natal (RN), onde o presidente Eduardo Cunha (PMDB) enfrentou protestos de representações de movimentos sociais, mas a segurança da Assembleia Legislativa potiguar garantiu a realização dos trabalhos e debates, do começo ao fim.

Ocupação – “Vamos invadir essa porra”, esbravejou na frente das câmeras um dos militantes que adentraram, na marra, o prédio e, posteriormente, as galerias da Assembleia, sexta.

Retiro – Depois de uma sexta difícil e traumática, o presidente da Assembleia da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), viajou a Cachoeira Paulista para reflexões na Canção Nova.

Na Paraíba… – …Cunha fora informado da ligação dos vereadores Bira, Fuba e Benílton Lucena, que votaram contra seu título de cidadania na Câmara, com o prefeito Luciano Cartaxo (PT).

Novas revelações – A última dos bastidores da Lava-Jato. Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC e processado por corrupção em contratos com a Petrobrás, acertou delação premiada.

Origem – Márcio Martins, o servidor demitido da Câmara Federal pelo episódio dos ratos na CPI da Petrobrás, era uma indicação do Solidariedade, partido de oposição à Dilma.

Passando a… – O presidente interino do TJ, José Ricardo Porto, recebeu a Comissão da Verdade e garantiu a liberação de todos os documentos do Tribunal no período da Ditadura.

…Limpo – “Na minha condição, principalmente, de cidadão, gostaria que todos os fatos dessa época fossem esclarecidos”, registrou Ricardo Porto, em contato com a Coluna.

Beatificação – O deputado Luiz Couto (PT) recebeu o sinal positivo da Santa Sé ao processo de canonização de do Hélder Câmara como “renovação das esperanças de justiça social”.

Mobilidade… – Na ótica do prefeito Romero Rodrigues ((PSDB), o Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Campina Grande, aprovado pela Câmara Municipal, é “muito amplo”.

…Urbana – “Nossa intenção é estabelecer uma política municipal adequando ao Plano Nacional, com foco para a acessibilidade, vias, pedestre, transporte público e ciclovias”, disse.

PINGO QUENTE – “A sociedade não funciona em pé de guerra o tempo todo”. Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, defendendo acordo e conciliação nacional para superação da crise.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também