João Pessoa, 05 de maio de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Exposição em JP

Igreja repudia frases bíblicas com sexo

Comentários: 0
publicado em 05/05/2018 às 18h45
atualizado em 06/05/2018 às 06h21

A comunidade católica, Casa Monsenhor Catão, está protestando contra a exposição ‘Sui Generis’, colocada para visitação na Usina Cultural da Energisa, em João Pessoa.

De acordo com a entidade, o conteúdo exposto com mensagens sexuais ridiculariza e escarnecem sinais da fé católica como as ‘Escrituras Sagradas’.

Em uma figura que remete a uma pessoa sendo tocada em sua parte íntima, está escrito trecho da palavra de Jesus Cristo, na Santa Ceia que diz: “Tomai todos e comei. Este é o meu corpo”.

“Atribuir a tais sinais sagrados uma conotação sexual se trata de um escárnio e vilipêndio sem precedentes! Ainda mais quando tal exposição se encontra aberta à visitação de crianças de qualquer idade, que muitas vezes são conduzidas ao local por suas escolas sem que suas famílias sequer saibam do que se trata a exposição”, diz trecho da nota publicada pela instituição.

Confira nota na íntegra 

[NOTA DE REPÚDIO]

Viemos manifestar o nosso completo repúdio ao conteúdo da exposição intitulada “Sui Generis”, exibida na Usina Cultural da Energisa nesta data de 04 de maio de 2018, com ilustrações que escarnecem diretamente de sinais da fé católica, como palavras da Sagrada Escritura e a Eucaristia.

Além da ridicularização e do escarnio à fé Católica, a exposição apresenta imagens de conotação sexual explícita impróprias para a exibição a crianças, sendo que não havia na exposição qualquer controle de idade daqueles que entravam na sala! Não estamos aqui para faltar com respeito a liberdade artística que existe, contudo, na mesma Constituição Federal que fala sobre os direitos e garantias fundamentais, afirma que é inviolável a liberdade de crença e consciência religiosa, sendo assegurado o livre exercício e a proteção da sua liturgia. Isso se encontra no Código Penal, em seu art. 208, o crime de ultraje a culto. O verbo “escarnecer” é utilizado no texto da lei no sentido de zombar, ridicularizar, ou até mesmo humilhar, havendo a necessidade de que o ato ocorra de modo público, como acontece na exposição em questão.

Dentre as imagens registradas no local, existe uma ilustração que traz uma frase própria das Sagradas Escrituras e da Liturgia da Igreja Católica: “Tomai todos e comei. Este é o meu corpo”. É de conhecimento público e mundial que estas palavras foram ditas por Jesus Cristo na última Ceia ao instituir a Eucaristia, e que são novamente proferidas pelos sacerdotes católicos em cada Santa Missa celebrada por todo o mundo. Atribuir a tais sinais sagrados uma conotação sexual se trata de um escárnio e vilipêndio sem precedentes! Ainda mais quando tal exposição se encontra aberta à visitação de crianças de qualquer idade, que muitas vezes são conduzidas ao local por suas escolas sem que suas famílias sequer saibam do que se trata a exposição.

Por estas razões, reafirmamos o nosso repúdio ao conteúdo da referida exposição! E esperamos que a Usina Cultural Energisa João Pessoa, ao tomar conhecimento dos fatos, adote medidas para impedir a exibição que ofende diretamente a fé da grande maioria dos brasileiros.

MaisPB

Leia Também