João Pessoa, 30 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SUGESTÃO

Vereador quer leis de inciativa popular formulada pela internet

Comentários: 0
publicado em 30/04/2015 às 15h44
atualizado em 30/04/2015 às 12h55
Lucas de Brito, do PSL

O vereador Lucas de Brito (DEM) apresentou, nesta quinta-feira (30), um Projeto de Lei na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) que disciplina a participação popular na criação de leis por meio de formato eletrônico. O texto regulamenta o artigo 31 da Lei Orgânica do Município o qual já prevê que a iniciativa popular pode ocorrer em formato físico, a partir da coleta de assinaturas.

A proposição poderá ser feita por meio eletrônico mediante a inserção de dados do eleitor em cadastro específico, mantido no site administrado pela Câmara Municipal. “A tecnologia precisa ser utilizada a favor da democracia como instrumento facilitador para o cidadão que deseja participar do processo de criação das leis. Isso fortalece a democracia participativa”, explica Lucas.

De acordo com a matéria, a proposição, ao ser incluída no sistema da CMJP, passará previamente por uma análise de constitucionalidade e verificação de vícios de linguagem, lapsos ou imperfeições de técnica legislativa pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Só após este parecer, sendo ele favorável, é que a matéria será disponibilizada para a coleta de assinaturas.

Em caso de parecer contrário, o texto deverá ser enviado para o autor da proposição, abrindo prazo de 15 dias para recurso ao Plenário da Câmara Municipal. Uma vez alcançado o número mínimo de subscrições, contabilizado nos termos da Lei, e ratificados pela Justiça Eleitoral, a Câmara de João Pessoa dará seguimento imediato à tramitação da proposição, em conformidade com as normas do Regimento Interno.

O vereador Lucas de Brito salienta que a iniciativa é inédita em Câmaras Municipais, sendo aplicado apenas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. “As demandas têm se tornando cada vez mais complexas, e fica evidente a necessidade da participação conjunta entre representantes e representados. Com o emprego da assinatura digital seria possível viabilizar até mesmo uma maior participação dos cidadãos no processo legislativo”, conclui.

MaisPB

 

Leia Também

MaisTV

Secretária Rosália Lucas destaca crescimento no turismo durante São João

TURISMO - 15/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas