João Pessoa, 16 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
iniciativa

Prefeitura anuncia plantio de 40 mil novas árvores em CG

Comentários: 0
publicado em 16/04/2015 às 11h24
atualizado em 16/04/2015 às 08h34

Por orientação do prefeito Romero Rodrigues, a Prefeitura de Campina Grande está desenvolvendo importantes ações visando à preservação do meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida da população. Uma das primeiras iniciativas da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) teve início em junho do ano passado, com o lançamento do programa ”Minha Árvore’, que consiste no plantio de diversas espécies ornamentais nas ruas, praças, canteiros e outros logradouros públicos. A previsão é plantar 40 mil novas árvores na cidade.

O programa de educação ambiental e que caráter permanente, está sendo desenvolvido numa parceria da Coordenadoria de Meio Ambiente com a Secretaria de Educação, junto às escolas da rede municipal de ensino.

A coordenadora do Meio Ambiente do município, Denise Sena destacou a importância do projeto, lembrando que é pioneiro na cidade, e com grande contribuição para a preservação do meio ambiente e conscientização da sociedade, na preservação do meio ambiente.

“Além de participar das atividades teóricas e práticas, os alunos da rede municipal aprendem a exercer cidadania. Percebe-se a imensa satisfação de estudantes de várias idades envolvidas no processo. Sempre atentos às explicações e nas atividades práticas, eles demonstram a plena satisfação. Eles serão desta forma, importantes agentes multiplicadores, incentivando, inclusive os pais e as mães para plantar as mudas em suas casas, embelezando o bairro e trazendo mais qualidade de vida para a população”, ressaltou Denise.

A coordenadora lembra os importantes benefícios trazidos pela vegetação, a exemplo da oferta de sombras, possibilitando a consequente diminuição da temperatura; conservação da saúde dos solos, evitando a erosão, com suas raízes; redução das doenças respiratórias e da poluição sonora.

O programa ‘Minha Árvore’ já contemplou as Escolas Municipais Maria Anunciada Bezerra, Mariinha Borborema, e as Escolas Privadas Motivação e Alice Coutinho, no bairro Três Irmãs; e Luiz Gomes, Frei Dagoberto, Luzia Dantas e Lúcia de Fátima Gayoso, no Alto Branco, beneficiando mais de 1500 estudantes da rede pública.  As próximas comunidades a ser beneficiadas serão nos bairros do Catolé, Lauritzen, Cruzeiro e Jardim Paulistano.

 Paralelamente às aulas e ao plantio de mudas, técnicos da Prefeitura estão realizando visitas residenciais, fazendo o cadastramento, incentivando a adesão ao projeto e a ampliação do número de plantas em jardins e quintais. “A Prefeitura presta total assistência para quem aderir ao projeto e plantar uma árvore em casa”, garantiu a coordenadora.

Com o objetivo de identificar a atual situação em relação às áreas verdes de Campina Grande, a Prefeitura está realizando um censo arbóreo, em toda a cidade, tendo em vista não haver, ainda o real déficit. O trabalho, que visa levantar dados sobre o total de plantas existentes, deverá ser concluído até o final do ano.

MaisPB

Leia Também