João Pessoa, 07 de janeiro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Secretário Rivelino Martins e adjunto Wanderley Figueiredo, são empossados na Secretaria de Participação Popular de Cajazeiras

Comentários: 0
publicado em 07/01/2025 ás 12h43

Kubitschek Pinheiro

Cajazeiras sempre na frente, já tem sua Secretaria Municipal de Participação Popular, que foi criada e aprovada na Câmara Municipal. A prefeita Corrinha Delfino empossou o titular da pasta, ex-vereador Rivelino Martins e secretário adjunto, Wanderley Figueiredo. A equipe já está em campo.

O trabalho será intenso na organização e execução das atividades do Orçamento Popular, mecanismo governamental que vai permitir que os cidadãos possam influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos.

Segundo o secretário, ex-vereador Rivelino Martins, o projeto visa incentivar e realizar com a sociedade civil o orçamento de investimentos do Município. “Sim. É um grande momento para Cajazeiras e sua população, para que possamos definir suas prioridades, com a participação da comunidade”.

À secretaria andará com a população, na organização das plenárias e divisão das atribuições sobre a importância da participação social efetiva, de modo livre e universal nas assembleias e fóruns de discussão para a tomada de decisão orçamentária, para que haja êxito na elaboração das propostas, execução e controle do orçamento popular. Isso é só o começo.

Para o secretário adjunto, Wanderley Figueiredo, esse trabalho é da maior importância, porque é um avanço e mostra que Cajazeiras será sempre uma referência. “Estamos juntos na gestão de Corrinha e com Rivelino, para trabalharmos escutando o povo sertanejo”, disse.

Junto com a comunidade

Será um trabalho junto da Secretaria com as comunidades do município, promovendo encontros,  plenárias populares com todos os cidadãos de Cajazeiras — (que estudam, trabalham, vivem, constroem e têm sonho para realizar – poderão votar e indicar propostas de obras e serviços que consideram prioritários para seu bairro, distrito ou comunidade rural, a serem incluídos no orçamento público de Cajazeiras.

Com essa política, a gestão da prefeita Corrinha Delfino vai dando seus primeiros passos. 

Prioridades

Encontro com os secretários municipais

Realização de aproximadamente 30 reuniões preparatórias das plenárias

Roda de conversas populares

Ciclo de plenárias temáticas e setoriais da Secretaria de Participação Popular

Plenárias setoriais nos distritos e zonas da cidade, garantindo ampla participação popular

Estratégias de mídia e divulgação

Audiência pública para debater a democracia participativa e o controle social da gestão municipal

Integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável

Atividade de formação dos conselheiros municipais

Avaliação do ciclo atual e planejamento do próximo ciclo de plenárias