João Pessoa, 10 de abril de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
eleição na UFPB

Valdiney é o único candidato no ranking de cientistas mais influentes do mundo

Comentários: 0
publicado em 10/04/2024 às 10h16

O professor Valdiney Gouveia é o único candidato à Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que integra o ranking de 27 pesquisadores da instituição que estão entre os mais de 160 mil melhores cientistas de todo o mundo, de acordo com a edição de 2024 do AD Scientific Index (Índice Científico Alper-Doger, em tradução livre do inglês), um ranking internacional de produção científica.

O professor Valdiney Gouveia é candidato à reeleição para reitor pela Chapa 3, com o slogan Avança, UFPB! A consulta prévia à comunidade universitária acontecerá no dia 25 de abril.

Da área da psicologia, o professor Valdiney Gouveia é o único das ciências humanas, na UFPB, a figurar no ranking, sendo, portanto, o primeiro colocado da instituição considerando essa área. Os demais cientistas da UFPB citados na lista dos 10% melhores cientistas do mundo desenvolvem estudos nos campos de farmacologia, química, física, ciência dos alimentos, nanotecnologia, biologia, enfermagem, por exemplo.

Sobre o AD Scientific Index

O ranking do AD Scientific Index baseia-se no valor agregado da produtividade científica individual dos cientistas, levando em consideração os valores totais e dos últimos 6 anos dos índices i10, índice H, além da pontuação de citação no Google Acadêmico.

Avanços da UFPB

A quantidade de pesquisadores da UFPB na lista dos 10% melhores cientistas do mundo (World’s Top 10% Scientists) do AD Scientific Index é, neste ano de 2024, 36% maior em relação à edição de 2023, quando havia 19 cientistas da UFPB listados. Ainda de acordo com o ranking, a Universidade Federal da Paraíba está entre as 1.000 universidades de destaque no mundo e é 31ª melhor instituição de pesquisa científica da América Latina entre as mais de 1.800 listadas neste recorte regional, avançando 86 posições em relação aos resultados de 2023.

A matéria com o resultado desta edição do ranking foi publicada pela UFPB, em seu site.

Confira, na ordem, a lista dos 27 pesquisadores de destaque da UFPB

Damião Pergentino de Sousa
José Maria Barbosa Filho
Valdiney Veloso Gouveia
Antônio Gouveia de Souza
Edeltrudes Lima
Mário César Ugulino de Araujo
Dionisio Bazeia Filho
Marta Suely Madruga
Marciane Magnani
Reinaldo Nóbrega de Almeida
Cláudio Benedito Silva Furtado
Neusa Collet
Valdir Barbosa Bezerra
Eliton Souto de Medeiros
Maria Mirian Lima da Nóbrega (in memoriam)
Fábio Correia Sampaio
Iêda Maria Garcia dos Santos
Maria de Fátima Agra
Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz
Knut Bakke Filho
Marcus Tullius Scotti
José Cazuza de Farias Júnior
Celso Augusto Guimarães Santos
Evandro Leite de Souza
Maria Gardênnia da Fonseca
Reinaldo Nóbrega de Almeida
Antônia Lêda Oliveira Silva

MaisPB

Leia Também