João Pessoa, 01 de abril de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ABRIL VERDE

Em média, duas pessoas morrem a cada 30 dias por acidente de trabalho na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 01/04/2024 às 12h31
atualizado em 01/04/2024 às 09h35

Por dia, a Paraíba registra 15 acidentes de trabalho e afasta pelo menos cinco trabalhadores das suas atividades por acidentes e adoecimentos, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

Para alertar a sociedade sobre essa realidade, o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT13), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PB) e órgãos parceiros realizarão, nesta segunda-feira (01), a partir das 16h, a abertura do Abril Verde e o lançamento da Campanha 2024. O evento acontecerá com uma coletiva de imprensa e acontecerá na Sede do TRT13 (Tribunal Pleno), em João Pessoa.

Somente em 2022, 5,6 mil acidentes do trabalho ocorreram na Paraíba. No Estado, a cada 30 dias, em média, dois trabalhadores perdem a vida no trabalho. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho desenvolvido no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.

Segundo o Observatório, acidentes do trabalho e agravos afastaram 1,6 mil trabalhadores paraibanos das suas funções em 2022. Dado considera apenas empregados com carteira assinada. De acordo com o Observatório, de 2007 a 2022, foram comunicados 35 mil acidentes de trabalho na Paraíba no emprego com carteira assinada.
O procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida lembrou que o Abril Verde é uma campanha que busca conscientizar toda a sociedade acerca da segurança no trabalho e da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

“Acidente de trabalho não afeta só o trabalhador. Atinge a família, o empregador e toda a sociedade, pois traz impactos na economia, na saúde pública e na previdência social. Portanto, a prevenção deve ser uma luta de todos. Dessa forma, o MPT espera contar, mais uma vez, com a parceria de toda a sociedade”, ressaltou Marcos Almeida, coordenador Regional da Codemat/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho).

MaisPB

Leia Também