João Pessoa, 20 de outubro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
no antigo lixão

Prefeitura conclui licitação e avança projeto para novo Parque do Roger, em JP

Comentários: 0
publicado em 20/10/2023 às 15h24
Projeto foi apresentado hoje ao Tribunal de Contas do Estado (TCE)

O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta sexta-feira (20), que a Prefeitura de João Pessoa concluiu o processo de licitação para as obras do Parque Socioambiental do Roger. O projeto irá transformar uma área de 35 hectares, onde antes exista um lixão e que atualmente está subutilizada, em espaços de lazer e convivência para a população, com trilhas, praças, playgrounds, equipamentos para atividades físicas, recuperação ambiental e um mirante.

“Essa ação, quis Deus que 20 anos depois, quando eu fechei o lixão, eu criei para o parque, mas nada fizeram. Mas Deus me trouxe para fazer também esse benefício e que nós vamos iniciar ainda esse ano, porque a licitação já foi encerrada, já publicamos o resultado e agora eu espero que na próxima semana possamos assinar o contrato”, explicou o prefeito, que apresentou o projeto ao presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Nominando Diniz.

O terreno já passou por análises rigorosas da água, solo e gases, o que garantiu a viabilidade do parque e toda a segurança da implantação. Os estudos indicaram a viabilidade do projeto que inclui o tratamento e a recuperação das áreas contaminadas. Eles integram o Programa João Pessoa Sustentável, voltado para o desenvolvimento da cidade e para o fortalecimento da gestão.

De acordo com Antônio Elizeu, coordenador-geral do João Pessoa Sustentável, o parque receberá investimento da ordem de R$ 55 milhões, com recursos da prefeitura e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele explicou que as intervenções preveem a revitalização total da área.

“Apresentamos o projeto no TCE, ao presidente Nominando Diniz, que queria saber o que será feito e como será feito. A gente mostrou toda a história do lixão, desde 1954, passando pelo período em que o prefeito Cícero Lucena desativou o lixão. E agora, com esse projeto socioambiental, que a Prefeitura já concluiu a licitação, no processo de concorrência, para a gente iniciar essa obra tão importante para a cidade”, destacou Antônio Elizeu.

Mais Parques na Capital – Esse projeto faz parte do planejamento da Prefeitura de João Pessoa de criar parques pela cidade, em áreas subutilizadas, para promover mais qualidade de vida para a população, por meio do acesso a locais de lazer e convívio social. A Prefeitura executa o Parque das Três Ruas, nos Bancários, Parque da Cidade, no Aeroclube, e já autorizou o início das obras do Parque Linear do Valentina e no José Américo, na extensão da Avenida Hilton Souto Maior.

MaisPB

Leia Também