João Pessoa, 20 de junho de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
homenagem

Cinco Bocas de Mandacaru passa a ser Rotatória Vicente Bezerra de Macêdo

Comentários: 0
publicado em 20/06/2023 às 18h27
atualizado em 20/06/2023 às 16h14
Historiador e fundador de Mandacaru, Seu Gerson morreu aos 90 anos em agosto de 2022

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou por unanimidade, na manhã desta terça-feira (20), o Projeto de Lei que denomina o local conhecido como Cinco Bocas de Mandacaru de Rotatória Vicente Bezerra de Macêdo – Seu Gerson.

A proposta é de autoria do vereador Bosquinho (PV) e homenageia um dos moradores mais antigos da localidade, o Seu Gerson, que morreu em agosto de 2022 aos 90 anos.

Um dos fundadores do bairro, Vicente Bezerra de Macêdo escreveu dois livros sobre a história de Mandacaru. O primeiro intitulado de “Mandacaru, Sua História e Seu Povo” e o segundo “Mandacaru em Fatos e Fotos”. As duas obras literárias reúnem uma coleção de memórias históricas.

“Ao dedicar 77 anos de vida (sempre na mesma residência), dos seus 90 de idade dentro do bairro de Mandacaru, onde viu surgir os primeiros passos de ocupação residencial, teve a perspicácia de com sua memória privilegiada buscar fazer o registro e resgate histórico dos fatos mais marcantes desta comunidade em todos os seus aspectos, passeando pelas famílias tradicionais fundadoras, pelo folclores e folguedos, pelo esporte, pela religiosidade, pela economia, pelas festas e tantos outros aspectos relevantes da sociedade do bairro”, diz o texto.

O vereador Zezinho do Botafogo (PSB) parabenizou a homenagem. “É merecedor que Seu Gerson seja homenageado. Quem conheceu Seu Gerson, conheceu Mandacaru. Seu Gerson merece ser homenageado. Um dos homens que mais se identificou com o bairro de Mandacaru. Seu Gerson deixou uma lacuna muito forte naquela região toda. Contribuiu muito”, disse Zezinho.

Seu Gerson

Historiador e um dos fundadores do bairro de Mandacaru, Vicente Bezerra de Macêdo, Seu Gerson, morreu em agosto do ano passado. Ele deixou esposa, dona Gil, sete filhos, onze netos e cinco bisnetos. Seu Gerson é avô dos jornalistas Wallison Bezerra, do Portal MaisPB, e Thamyres Máximo, da TV Tambaú e Rádio Tabajara.

Marceneiro de profissão, Seu Gerson escreveu dois livros contando a história do bairro que ajudou a fundar. O primeiro foi intitulado de Mandacaru Sua História e Seu Povo. Já o segundo, ele retratou a história de Mandacaru em “Fatos e Fotos”.

Na trajetória da vida, ele ainda teve participação influente na política de João Pessoa. Apesar de não exercer cargos públicos ou mandatos eletivos, era figura presente em toda eleição.

MaisPB

Leia Também