João Pessoa, 24 de fevereiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
válido em fevereiro

CNPq publica reajuste de valores para bolsas de pesquisa; confira tabelas

Comentários: 0
publicado em 24/02/2023 às 11h34
atualizado em 24/02/2023 às 08h36
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou, no Diário Oficial da União, de quinta-feira (23), a tabela de reajustes referentes aos valores das bolsas de formação e pesquisa com aumento de 40% para os estudantes. O reajuste já havia sido anunciado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada.

A portaria, assinada pelo presidente do CNPq, Ricardo Galvão, concretiza a atualização na remuneração para acadêmicos pagos pelo conselho científico.

Segundo a portaria, as atualizações passaram a valer desde 1º de fevereiro deste ano. Os reajustes implicam aporte de R$ 2,38 bilhões em recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O aumento das bolsas será de 40% para os alunos do mestrado e doutorado, de 25% para os pós-doutorandos, de 75% para a iniciação científica e de 200% para a iniciação científica junior. Além dos valores das bolsas, serão reajustadas as taxas de bancada para alunos de cursos de doutorado e pós-doutores e os adicionais de bancada das bolsas de Produtividade do CNPq, ambos em 20%.

Confira valores:

MaisPB

Leia Também