João Pessoa, 07 de fevereiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Mundial de Clubes da FIFA

Flamengo perde para o Al-Hilal e é eliminado do Mundial de Clubes

Comentários: 0
publicado em 07/02/2023 às 18h08
atualizado em 07/02/2023 às 16h28

O Flamengo foi eliminado do Mundial de Clubes da FIFA. O clube carioca foi derrotado pelo Al-Hilal por 3 a 2, em partida válida pela semifinal do torneio, no Estádio Ibn Batouta, em Tanger, no Marrocos. Salem duas vezes e Vietto fizeram os gols do time da Arábia Saudita, enquanto Pedro tentou salvar em duas ocasiões, mas não conseguiu impedir a eliminação.

Agora, o Al-Hilal avança para a final e espera o vencedor da outra chave, que será Al-Ahly, do Egito, ou Real Madrid, da Espanha. Já o Flamengo espera egípcios ou espanhóis para o confronto que define o terceiro lugar do Mundial de Clubes.

Primeiro tempo

Logo nos primeiros instantes da partida, a situação do Flamengo ficou complicada. Matheusinho tentou proteger a bola na grande área, mas derrubou o jogador adversário. E o árbitro assinalou a penalidade máxima. Salem Al-Dawsari cobrou e abriu o placar. Depois disso, o cenário foi de ataque flamenguista e contra-ataques, do time saudita.

Apesar dos ânimos quentes em campo, os brasileiros conseguiram envolver os adversários e empatar o jogo aos 20 minutos, com Pedro finalizando na grande área. Com o placar igual, a partida ficou mais equilibrada e com momentos para cada um dos clubes, com destaque ao Flamengo, que levava mais perigo e envolvia o Al-Hilal frequentemente.

Mas no final dos acréscimos, Gerson deu um pisão no adversário na grande área. O árbitro não tinha notado, mas o VAR, sim. Quando chamado, o romeno reverteu a decisão de campo e não só marcou pênalti, como também expulsou o meio-campista do Flamengo, que já tinha amarelo depois de simular um pênalti anteriormente. Salem Al-Dawsari cobrou e ampliou o placar.

Segundo tempo

A diferença do número de atletas em campo mostrou afetar o Flamengo nos momentos iniciais do segundo tempo. O Al-Hilal, durante toda a primeira etapa, teve muitas dificuldades de dominar o jogo. Porém, com um a mais, os sauditas tinham mais sucesso com a posse da bola. O Mengão até que tentava criar e atacar, mas não conseguia levar nenhum perigo.

Em uma das tentativas do adversário, Al-Hilal recuperou a posse de bola em erro de Pulgar e saiu em contra-ataque. O autor dos dois gols, Salem, cruzou para Vietto, que fintou a marcação e finalizou sem chances para Santos defender. Depois disso, o Flamengo perdeu a força, tática e fisicamente, e não conseguiu se opor à superioridade saudita.

O insucesso dos brasileiros no Mundial de Clubes

O Flamengo se junta ao Atlético Mineiro (2013), Internacional (2010) e Palmeiras (2020) como as únicas equipes a serem eliminadas na semifinal do Mundial de Clubes da FIFA. Desde 2005, ano que marcou a mudança na estrutura do torneio, com mais clubes e organizado pelo órgão máximo do esporte, apenas três brasileiros venceram: São Paulo (2005), Internacional (2006) e Corinthians (2012).

Outras equipes brasileiras quase alcançaram o título mundial em algumas edições, chegando até a final: Santos (2011), Grêmio (2017), Flamengo (2019) e Palmeiras (2021). A estatística em todo o continente é ainda pior, porque os times do Brasil foram os únicos a conquistarem títulos mundiais no século, apesar de argentinos, colombianos e outras nações terem disputado o Mundial.

Leonardo Abrantes – MaisPB

Leia Também