João Pessoa, 25 de janeiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
com paraibano na equipe

TCU fará auditoria de investimentos do Governo Bolsonaro com povos Yanomami

Comentários: 0
publicado em 25/01/2023 às 16h14
atualizado em 25/01/2023 às 13h16

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou à Secretaria Geral de Controle Externo, nesta quarta-feira (25), por meio do presidente Bruno Dantas, a instauração de uma auditoria de investimentos públicos com as populações indígenas. A Corte, juntamente com a Controladoria-Geral da União, vão avaliar os gastos do governo de Jair Bolsonaro (PL) em suporte sanitário aos povos originários.

O principal foco da auditoria será o povo Yanomami, que teve sua situação precária exposta ao público nesta última semana. O responsável pela avaliação será o ministro Vital do Rêgo, irmão do senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que havia solicitado providências em 2021 diante das denúncias de falta de fiscalização contra o garimpo ilegal na Terra Indígena.

De acordo com o documento enviado, a auditoria vai “apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, especialmente de suposta omissão e/ou inverdade apresentada pelo Sr. Jair Bolsonaro no que se refere à ajuda aos povos Yanomamis“. O presidente Bruno Dantas também ressaltou que a proposta, na época, era “preocupante”, mas agora se tornou “urgente”.

“O Brasil tem assistido estarrecido notícias veiculadas sobre a crise sanitária e humanitária na maior terra indígena do país no Estado de Roraima, onde vivem os Yanomami. Diante dessa situação, considero oportuno trazer ao Plenário relato das atividades desempenhadas por esta Casa, destacando, dentro de nossa competência, ações que ratificam a preocupação do TCU com a melhoria da qualidade de vida da referida população”, diz o documento.

MaisPB

Leia Também