João Pessoa, 16 de janeiro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

UNIESP está oferecendo mais três cursos novos em EAD, Administração, Ciências Contábeis e Gestão Financeira

Comentários: 0
publicado em 16/01/2023 às 08h18

Kubitschek Pinheiro MaisPB

O Centro Universitário UNIESP – está oferecendo já para este período 2023.1, mais três novos cursos em EAD (Núcleo de Ensino a Distância), sendo Administração, Ciências Contábeis e Gestão Financeira que chegam para somar aos mais de 20 cursos EAD, por meio da sede em Cabedelo e polos em Campina Grande, Mamanguape, Patos, Guarabira e Solânea.

O Ensino A Distância há muito é uma tendência mundial, que teve e tem facilitado a vida de muitos alunos em busca do profissionalismo, por isso, o Uniesp saiu na frente e tem o melhor EAD para oferecer aos seus alunos, geralmente pessoas que trabalham e não podem estar presentes na sala de aula, mas que podem e devem marcar com a coordenação para tirar dúvidas. Contatos:  (83) 2106-3828 | [email protected]

Quem anuncia a novidade é a coordenadora Márcia de Albuquerque Alves, Mestra em História pelo Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal da Paraíba, graduada em Licenciatura em História na Universidade Federal da Paraíba, tem Pós-Graduação – Lato Sensu em História da Paraíba e é docente do Centro Universitário UNIESP. editora Assistente da Editora UNIESP. Pós-Graduaçã- Lato Sensu em Tecnologias e Educação a distância.

Os demais cursos de graduação em andamento são: Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Gestão Hospitalar, Gestão da Tecnologia da Informação, Energia Renováveis, Logística, Processos gerenciais, Educação Física (Semipresencial), Negócios Imobiliários, Marketing, Letras – língua Portuguesa, Pedagogia (EAD e Semipresencial), Serviço social.

O MaisPB conversou coim a coordenadora Márcia de Albuquerque Alves, que tem vasto conhecimento na área que tem formação complementar Moodle, Plataforma EBSCO, Tutoria em EAD, entre outros. Pesquisadora na área de Educação, Metodologia e Ensino presencial e a distância. Possui experiência em Pós-Graduação ministrando Metodologia do Trabalho Científico em variados cursos. Possui pesquisas desenvolvidas na área de História da África com ênfase na Lei 10.639/2003 em Ensino de História, História Local, História da Paraíba, Currículo, Livro Didático, Produções acadêmicas, Ensino de História, Educação e Educação Patrimonial. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7321024359088624

MaisPB – Vamos começar falando da importância  dos cursos  EAD  do UNIESP,  que funcionam muito bem em todo mundo?

Márcia de Albuquerque A Educação à distância, tão conhecida como EAD, tem uma vasta trajetória no mundo que vai do ensino por correspondência passando por outros recursos como rádio, TV, computadores, celulares, entre outros, até chegar neste formato que conhecemos hoje. Não estamos falando de algo novo, mas estamos falando de uma nova forma de olhar a Educação na modalidade a distância. Ao tratar-se do UNIESP, Instituição reconhecida pelo MEC com nota máxima, é válido ressaltar que ao longo dos seus 25 anos, vem ampliando, estimulando e aprimorado o Ensino no Estado, se destacando sempre com a qualidade, seja no ensino presencial, seja no ensino a distância. Neste sentido, a EAD é uma parte fundamental do UNIESP, não só importante, mas essencial.

MaisPB – Como aconteceu sua chegada para coordenar o Núcleo de Ensino a Distância – EAD?

Márcia de Albuquerque Estou atuando como docente da Instituição há sete anos. Neste tempo, atuei e atuo como professora da graduação e da pós-graduação, na modalidade presencial, semipresencial e EAD. Além do Núcleo de Inovação e Aprendizagem – NIA ligado a Pró-reitoria Acadêmica. A sala de aula é a minha paixão e o meio acadêmico focado em uma Educação de qualidade, com práticas educacionais inovadoras, criativas e conectadas do UNIESP me encantou e me estimulou a desenvolver meu trabalho nesta perspectiva que a Instituição possui. Neste contexto, o convite surgiu por meio da Reitora Érika Marques e Pró-Reitora Acadêmica Iany Barros. E encarando como desafio, aceitei conduzir este setor junto a equipe dele.

MaisPB – Quais os cursos em EAD oferecidos pelo Uniesp e como acontece o andamento online? 

Márcia de Albuquerque Bem, atualmente, nós temos um total de 18 cursos de graduação em andamento, os quais são: Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Gestão Hospitalar, Gestão da Tecnologia da Informação, Energia Renováveis, Logística, Processos gerenciais, Educação Física (Semipresencial), Negócios Imobiliários, Marketing, Letras – língua Portuguesa, Pedagogia (EAD e Semipresencial), Serviço social. Neste período de 2023.1, estaremos iniciando com mais três cursos novos em EAD, Administração, Ciências Contábeis e Gestão Financeira. O ensino online é uma modalidade que depende de um fator essencial: disciplina. Existe a aula, os vídeos, os conteúdos, os roteiros, professores, coordenadores e tutores, além da Equipe do NEAD, fazendo tudo acontecer. O discente é apresentado ao material, tal como também a estrutura, funcionamento e rotina da disciplina. A partir deste conhecimento, seguir as orientações que conduzem as aulas e atividades.

MaisPB – A produção de um curso a distância tem sua importância, mas  o que realmente difere do presencial?

Márcia de Albuquerque Bem, estamos tratando de duas modalidades de ensino. O que realmente difere é a modalidade. São cursos que funcionam de forma diferente, mas que possuem o mesmo reconhecimento em termos de MEC e a mesma qualidade. Eu costumo dizer que a EAD ainda tem um grande diferencial, esta modalidade nos disciplina. Ela nos ensina sobre autonomia, sobre disciplina e sobre compromisso, e principalmente, nos ensina sobre a nossa parcela de empenho em conseguir alcançar nossos sonhos.

MaisPB – Segundo a pró-reitora Iany Barros, você fez um panorama do que temos  e projeta um novo cenário para os dias atuais?

Márcia de Albuquerque Recentemente cheguei ao Núcleo de Ensino a Distância do UNIESP. Como mencionei anteriormente, nós ofertamos mais de 20 cursos em EAD por meio da Sede em Cabedelo, tal como também dos Polos em Campina Grande, Mamanguape, Patos, Guarabira e Solânea. Nossa pretensão é fortalecer nossa base e ampliar. Pretendemos ofertar mais Cursos, para tanto, fortalecendo o nosso compromisso com um modelo de ensino inovador e de excelência. Nosso foco está na ampliação de possibilidades com qualidade. Compreendemos o Ensino a Distância como uma excelente oportunidade de ofertamos uma formação superior que se encaixe na possibilidade do(a) nosso(a) aluno(a), que possibilite o seu crescimento profissional e o desenvolvimento de habilidades e competências que o(a) torne preparado(a) para atuar na sociedade, e claro, para transformar este mundo em um lugar cada vez melhor. O mundo mudou, o mercado mudou, e nós, precisamos mudar para ofertar exatamente o que é necessário.

Para tanto, estamos trabalhando com um planejamento estratégico que tem como objetivo o Ensino a distância no presente focado no(a) Profissional do futuro!

MaisPB – Vamos falar da COOPERE, mais precisamente da Editora e das Revistas UNIESP

Bem, a Coopere é a Coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social, coordenada pelo Prof. Pós.Dr. Cícero Lacerda. A Coopere está vinculada diretamente à Pró-reitoria Acadêmica. Em termos de publicação, a Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social resultam em produções. Em termos de publicações, a Coopere é responsável pela Editora Uniesp, fundada em 2015 que conta atualmente com o número expressivo de 245 E-books produzidos por docentes e discentes da Instituição. Estas obras são frutos das pesquisas desenvolvidas no Campus, as quais contemplam as áreas de Exatas, Saúde e Humanas. No campo das publicações, a Instituição ainda possui três revistas, quais são Revista Acta Scientia, Diálogos em Saúde e Campo do Saber. Todas essas revistas possuem chamadas abertas ao público em geral para publicação semestral de fluxo contínuo.

MaisPB-  Tem uma ideia de quantos alunos já colocamos no mercado de trabalho partindo dos cursos EAD? 

Márcia de Albuquerque Milhares, com certeza.

MaisPB – Há mais projetos para ampliar o leque?

Márcia de Albuquerque Como somos uma Instituição muito cuidadosa, todo o estudo de leques de oferta passa por uma análise minuciosa, além de toda uma preparação de autorização do MEC para o oferecimento. Então, para adiantar, já garanto que sim, temos planos para ampliar o leque de ofertas de cursos e estamos justamente neste processo de estudo. Creio que este ano ainda estaremos com mais novidades de cursos à distância.

MaisPB – Qual o público – mais mulheres ou homens?

Márcia de Albuquerque Historicamente, em outros momentos, talvez te falasse que temos mais homens buscando cursos, formação profissional, qualificação, entre outros. Hoje te digo seguramente que encontramos um número de mulheres bem significativo no Ensino Superior, sendo presencial ou EAD. A EAD contempla um público variado. Temos os que têm formação e querem ampliar o leque; aqueles que querem mudar de profissão; aqueles que querem focar no mercado de trabalho, para tanto trabalhar e estudar ao mesmo tempo; aqueles que desejam se tornar donos do seu próprio negócio; aqueles que trabalharam a vida inteira na área, mas apesar de ter uma experiência vasta não tem formação; aqueles que desejam simplesmente fazer sua rotina de estudo e por isso buscam a EAD; ou seja, se você observar, a EAD é um espaço de educação democrático e hoje de muito interesse por jovens e adultos. Mulheres e Homens ocupam estes espaços.

MaisPB – Além de coordenadora do NEAD, você ministra aulas online?

Márcia de Albuquerque Sim. Sou Professora dos Cursos de Pedagogia, Serviço Social e Educação Física, todos de Ensino a distância.

MaisPB – O Uniesp cresceu e muito, como você avalia esse avanço de um modo geral?

Márcia de Albuquerque – O UNIESP tem como objetivo ofertar o melhor ensino de qualidade da Paraíba, e trabalha para isso. O seu crescimento é fruto e consequência de um trabalho honesto e comprometido que começa da Reitora e Pró-reitoria acadêmica que se estende a todos os colaboradores.

MaisPB – O aluno da EAD  pode ser atendido, tirar uma dúvida, com a coordenadora Márcia. 

Márcia de Albuquerque Não só pode como deve! Eu estou na nossa sala do terceiro andar do Bloco central, junto com a Equipe maravilhosa e forte que constitui o Núcleo de Ensino a Distância, o NEAD é formado por Laíse, nossa design instrucional; Júlio, nosso talentosíssimo Design Gráfico; Karolina a Secretária do NEAD, a qual atende a todos e todas que nos procuram; os Jovens Aprendizes Yasmin e Paulo que não só aprendem, mas nos ensinam muito; os tutores Madson, Janile, Rose e Ozonias, os quais atendem as demandas dos nossos alunos.  

Leia Também