João Pessoa, 29 de dezembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
luto

Pelé morre aos 82 anos em SP; entenda ligação do craque com o futebol na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 29/12/2022 às 15h56
atualizado em 29/12/2022 às 16h22
Foto: Getty Images

O ex-jogador de futebol e lenda do futebol brasileiro, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, faleceu nesta tarde de quinta-feira (29). O craque lutava contra um câncer do cólon (intestino grosso) e enfrentava dificuldades respiratórias, mas não resistiu e teve falência múltipla dos órgãos.

Ele estava internado no Hospital Albert Einstein há mais de um mês, desde o dia 29 novembro. De acordo com o último boletim médico, do dia 21 de dezembro, o câncer mostrava uma progressão para outros órgãos, aumentando disfunções renais e cardíacas. O tratamento de mais de um ano para se curar da doença não estava mais obtendo qualquer tipo de resultado, então o processo passou a ser paliativo, que consiste em amenizar dores.

O velório vai ocorrer no estádio Vila Belmiro, localizado em Santos, cidade que dá nome ao clube que ele defendeu durante quase 20 anos. Na semana passada, imagens de tendas no meio-campo foram vazadas na internet, deixando a entender que o local estava sendo preparado para velar o santista.

Ligação de Pelé com a Paraíba

Como jogador do Santos, Pelé já disputou algumas partidas em solo paraibano, sendo duas vezes contra o Botafogo-PB. A primeira aconteceu em 14 de novembro de 1969, quando o Governo do Estado contratou o clube paulista para um amistoso de inauguração de novos refletores do Estádio Olímpico. Nesse duelo, o atleta marcou seu milésimo gol, como garante o historiador Raimundo Nóbrega.

“Houve um erro na contabilidade dos gols de Pelé. Deixaram de computar um gol que Pelé fez pela Seleção Olímpica ou do Exército, e não computaram. E quando a Folha de São Paulo descobriu isso, Pelé não pode desmentir, nem a diretoria do Santos, tanto que o diretor de Marketing do Santos disse que ‘não podemos mudar a história o milésimo gol de Pelé foi, de fato, comemorado no estádio do Maracanã uma semana depois do jogo aqui com o Botafogo’. E, de fato, Pelé fez o milésimo gol aqui na Paraíba”, disse o historiador.

Por outro lado, o historiador e escritor Francisco Serpa, autor do livro ‘Causos & Lendas do Nosso Esporte’, discorda que o milésimo gol tenha acontecido no Estádio Olímpico. “Na minha humilde opinião, o milésimo gol nunca foi aqui. Aqui foi o 999”.

Devido às incertezas da quantidade de gols de Pelé na carreira, pois o Santos divulga uma quantidade (1.282), o próprio Pelé outro (1.283) e a FIFA só os oficiais (767), ainda é gerado dúvidas quanto ao milésimo gol. Por isso, leva em consideração o que a história escreveu em 1969, com o gol do Rei de pênalti, no Estádio Maracanã, encima do goleiro Andrada, do Vasco.

Leonardo Abrantes – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Secretária Rosália Lucas destaca crescimento no turismo durante São João

TURISMO - 15/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas