João Pessoa, 01 de dezembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Neuza Back

Brasileira compõe primeiro trio de arbitragem feminino da história das Copas

Comentários: 0
publicado em 01/12/2022 às 16h23
atualizado em 01/12/2022 às 16h02
Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

A assistente brasileira, Neuza Back, ajudou a compor o primeiro trio de arbitragem feminino da história de todas as Copas do Mundo. Natural do município de Saudades, em Santa Catarina, ela se juntou a árbitra principal Stéphanie Frappart, da França, e a também auxiliar Karen Diaz Medina, do México, nesse trio inédito.

Apesar do trio ser inédito, Stéphanie já entrou na história por ter sido a arbitra no jogo entre México e Polônia, do Grupo C, no último dia 22 de novembro. Ela foi também a primeira mulher a apitar partidas da primeira divisão do campeonato francês, assim como da Liga dos Campeões da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) e das eliminatórias da Copa do Qatar.

Já a ‘bandeirinha’ e brasileira Neuza Back é formada em educação física e em 2008 concluiu o curso de arbitragem. Começou nos gramados em jogos do Campeonato Catarinense e no ano seguinte já estava na Série A do Brasileirão masculino. Atualmente, ela é uma das principais auxiliares do Brasil e também compôs o primeiro trio feminino a apitar uma partida de Copa Libertadores da América.

Outro nome brasileiro que fez história em arbitragem foi Edina Alves. Ela ganhou destaque no futebol nacional e depois foi a primeira árbitra escolhida pela FIFA para apitar uma partida em um campeonato internacional masculino, o Mundial de Clubes, que aconteceu em fevereiro 2021. Mas Edina não foi convocada pela FIFA para a Copa do Mundo.

MaisPB

Leia Também