João Pessoa, 26 de agosto de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Agosto Dourado

Unimed João Pessoa destaca os benefícios da amamentação para as mães e bebês

Comentários: 0
publicado em 26/08/2022 às 15h48

Nos primeiros meses de vida, o leite materno é o melhor alimento que pode ser oferecido a um bebê. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até os seis meses, a oferta de leite seja exclusiva e aconteça em livre demanda. Ou seja, sempre que o bebê quiser.

O mastologista Alírio Virgolino da Nóbrega, médico cooperado da Unimed João Pessoa, explica que o leite materno possui qualidade superior a qualquer outro tipo de leite ou composto oferecido à criança nesta fase da vida. É ele o maior responsável pela prevenção de mortes ainda na primeira infância. “O leite materno possui várias substâncias para o bem-estar e desenvolvimento do bebê. Além de ser altamente calórico, ele oferece à criança proteínas, anticorpos e uma gama de outras substâncias que só agregam à saúde do bebê”, afirma.

Os benefícios da amamentação são muitos. Mas, para que a amamentação seja suficiente na nutrição do bebê, é fundamental que mãe e filho estejam em sintonia. A fonoaudióloga Ana Maria Cavalcanti, da equipe da Maternidade Josvaldo Rodrigues, da Unimed João Pessoa, explica que o preparo da mama é tão importante quanto a vontade de amamentar.

“É importante que a mãe esteja preparada para amamentar. Existem alguns hábitos que, se criados ainda na gestação, podem contribuir muito para que a amamentação seja positiva tanto para o bebê quanto para a mãe”, diz Ana Maria Cavalcanti ao explicar que os banhos de sol nos seios, por exemplo, aumentam a resistência da pele e a elasticidade da mama.

Incentivo e cuidado

A amamentação foi tema de dois eventos promovidos pela Unimed João Pessoas na semana passada, em alusão à Campanha Agosto Dourado, criada para incentivar o aleitamento materno por meio da conscientização sobre os benefícios da amamentação. Sábado (20), foi realizada, no Espaço Vida, a roda de conversa “Fortalecer a Amamentação Educando e Apoiando”.

Organizada pelo grupo de educação em saúde Mãe e Bebê, a roda de conversa reuniu especialistas para conversarem com mães e pais sobre as inseguranças que a amamentação pode gerar e os motivos pelos quais não é preciso se preocupar. Além de esclarecer dúvidas, as mães também puderam participar de um momento especial, com fisioterapeuta e terapeuta holística.

Segundo o Gestor de Atenção Primária à Saúde da Unimed João Pessoa, Heraldo Arcela Rocha, a roda de conversa com mães e acompanhantes foi motivo de muita alegria, já que foi o primeiro encontro presencial do grupo Mãe e Bebê desde o início da pandemia. “Este é um encontro muito importante. A Unimed JP não se preocupa apenas em tratar de doenças, ela também está atenta à prevenção e ao bem-estar, promovendo saúde e qualidade de vida e o acompanhamento de grávidas durante o pré-natal comprova isso”, disse.

Já no dia 19, no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, o encontro Agosto Dourado abordou o preparo das mamas durante a gestação e contribuiu para que as mães se sentissem mais seguras para amamentar.

Por que amamentar?

Confira 8 motivos para apoiar o aleitamento materno:

  • O leite materno é o alimento mais completo que pode ser oferecido à criança;
  • Por fortalecer o sistema imunológico, a amamentação pode ser considerada a “primeira vacina do bebê”;
  • O leite materno melhora a digestão do bebê e diminui a incidência de cólicas;
  • Amamentar fortalece o vínculo entre o binômio mãe-bebê;
  • O aleitamento reduz os riscos de doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes;
  • O leite materno ativa e fortalece a arcada dentária da criança;
  • Amamentar reduz a incidência dos cânceres de mama, ovário e endométrio na mãe;
  • Durante a amamentação, há a redução do sangramento no período pós-parto.

MaisPB

Leia Também