João Pessoa, 22 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RIO DE JANEIRO

Hillary defende direitos reprodutivos das mulheres na Rio+20

Comentários: 0
publicado em 22/06/2012 ás 13h53

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, foi aplaudida ao defender os direitos reprodutivos das mulheres em seu discurso na plenária da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, nesta sexta-feira (22).

“Temos que assegurar os direitos reprodutivos das mulheres, as mulheres têm de ter o direito de decidir se querem e quando querem ter filhos. Os Estados Unidos irão trabalhar para assegurar que esses direitos sejam respeitados em acordos internacionais”, afirmou.

O trecho que falava sobre a proteção desses direitos foi retirado do acordo da Rio+20, após oposição de alguns países e do Vaticano. Na quinta-feira, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi criticada pela retirada. Ela disse que "é preciso recuar de argumentos para permitir outros".

Hillary disse que o documento final “tem muitos princípios importantes”, mas que o principal desse encontro, para ela, é a possibilidade de discutir novas formas de pensar, como dizia o fundador da Apple, Steve Jobs, "não apenas pensando grande, mas pensando diferente”.

Hillary também falou sobre a promoção da economia inclusiva. "O único desenvolvimento viável é o desenvolvimento sustentável", disse a representante americana. "A única economia próspera e possível é a economia inclusiva", completou mais adiante no discurso.

Os Estados Unidos foram particularmente criticados ao longo da Rio+20 por entidades da sociedade civil e alguns países em desenvolvimento. Ao falar, Hillary usou um tom conciliador em sua defesa. “Apesar de às vezes discordarmos, concordamos em princípios básicos”, disse.

Ela mencionou iniciativas americanas divulgadas na conferência. “Hoje lancei uma parceria de US$ 21 milhões dos Estados Unidos com as nações africanas para energia limpa na África. (…) Bilhões de países poderão ter fogões limpos até 2020, evitando saúde para mulheres e crianças, limpando o ar de fuligem.”

A americana elogiou a "particularmente forte liderança do Brasil" num momento de crise econômica mundial. “Pode ser um momento difícil, mas graças ao Brasil conseguimos nos juntar em um documento final”, disse.

Decisão
A expectativa é de que os líderes assinem o acordo final da reunião nesta sexta. “Não haverá anexos e o texto não será reaberto”, assegurou o chefe de comunicação da Rio+20, Nikhil Chandavarkar na quinta.

"O papel de forte liderança do Brasil resultou em um documento final em que a agenda de desenvolvimento sustentável pode solidamente construir uma visão e um legado positivo", acrescentou.

Sob liderança brasileira, os diplomatas conseguiram chegar a um texto de consenso entre os países, evitando que ele ficasse aberto para a discussão dos chefes de Estado e de governo que participam do segmento de alto nível da conferência nos três dias finais.

Mas, justamente por atender às restrições de países com visões muito diferentes, o texto da Rio+20 tem sido criticado por avançar pouco em ações efetivas: não especifica quais são os objetivos de desenvolvimento sustentável que o mundo deve perseguir, nem quanto deve ser investido para alcançá-los, e muito menos quem coloca a mão no bolso para financiar qualquer ação de sustentabilidade. O que o documento propõe são planos para que esses objetivos sejam definidos num futuro próximo (Veja abaixo um quadro com o que foi negociado).

Até o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na quarta (21) comentou que esperava que o documento final da Rio+20 fosse mais ambicioso, mas convocou a imprensa nesta quinta-feira para dizer que o texto já era sim "ambicioso", além de "amplo e prático".

Em discurso no plenário, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou, à noite, que o documento final da Rio+20 não atende a todas as “ambições” do Brasil, mas representa o melhor acordo possível.

G1

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x