João Pessoa, 22 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Os turistas brasileiros gastaram 1,82 bilhão de dólares no exterior no mês de maio, um aumento de 9,7% em comparação com igual período do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira o Banco Central. O valor representa um recorde para o mês. De janeiro até maio deste ano, os gastos totais somaram 9 bilhões de dólares – resultado acima dos 8,3 bilhões de dólares registrados no mesmo período do ano passado. O aumento se deu mesmo com a subida do dólar, que, em maio, já estava cotado acima de 2 reais. Em maio de 2011, a moeda americana chegou a ser cotada a 1,59 real.
Em contrapartida, os gastos dos estrangeiros com compras, hotéis e outros itens em território nacional ficaram em 532 milhões de dólares, valor pouco superior aos 527 milhões registrados em maio do ano passado. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, os gastos totais somados foram de 3 bilhões de dólares.
Balanço de pagamentos – O balanço de pagamentos registrou superávit de 1,1 bilhão de dólares em maio. A conta financeira apresentou superávit de 3,9 bilhões de dólares, com destaque para o ingresso líquido de 3,7 bilhões de dólares em investimentos estrangeiros diretos (IED). O déficit em transações correntes atingiu 3,5 bilhões de dólares em maio e 50,9 bilhões de dólares nos últimos doze meses, equivalente a 2,11% do PIB. Nos cinco primeiros meses de 2012, o déficit em transações correntes somou 21 bilhões de dólares, patamar inferior ao registrado no mesmo período de 2011, que ficou em 22,6 bilhões de dólares.
Investimentos – Os investimentos brasileiros diretos no exterior registraram aplicações líquidas de 1,1 bilhão de dólares em maio. A aquisição ou ampliação em participação no capital de empresas no exterior somou liquidamente 1,4 bilhão de dólares, enquanto as amortizações líquidas de empréstimos pagas por empresas no exterior às matrizes no Brasil atingiram 332 milhões de dólares.
O ingresso líquido de IED atingiu 3,7 bilhões de dólares no mês, composto por 3,1 bilhões de dólares referentes à modalidade participação no capital e 661 milhões de dólares em desembolsos líquidos de empréstimos intercompanhias. Nos 12 meses encerrados em maio, os ingressos líquidos de IED somaram 63 bilhões de dólares, equivalentes 2,61% do PIB.
Veja.com
CONFLITO ENTRE OS PODERES - 19/08/2025