João Pessoa, 25 de janeiro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Em João Pessoa

Sintur pede aumento do subsídio a gestores para evitar reajuste da passagem de ônibus

Comentários: 0
publicado em 25/01/2022 às 15h48
atualizado em 26/01/2022 às 08h01

As empresas de ônibus de João Pessoa querem ajuda da prefeitura para que não haja reajuste na tarifa. Nesta terça-feira (25), o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur-JP) emitiu uma nota informando o aumento no custeio das atividades e reiterando a necessidade da criação de um subsídio para os passageiros que têm direito à gratuidade.

Atualmente, o preço da passagem está em R$ 4,15 e não sofre reajuste há 24 meses. De acordo com o Sintur-JP, um reajuste tarifário em João Pessoa estava previsto em contrato para acontecer no início de 2021, mas as discussões não avançaram por conta da pandemia.

Para além da manutenção do valor da passagem, o órgão tem registrado um número menor de passageiros transportados. Antes da pandemia, os ônibus transportavam cerca de 5,58 milhões de pessoas ao mês. Atualmente, são transportados 3,20 milhões de usuários por mês, uma queda de 43%.

“Este modelo de custeio do transporte coletivo em vigor aqui em João Pessoa, em que apenas os passageiros pagantes arcam com todos os custos, já não se sustenta mais, principalmente após a pandemia, quando a queda no número de passageiros foi acentuada. O poder público tem de agir de forma urgente, reconhecendo que é o principal agente responsável pela viabilidade do sistema, sob pena do transporte por ônibus não mais se recuperar. O transporte coletivo é o único modal capaz de prover as necessidades de deslocamentos da população com volume, capilaridade e modicidade, com impactos mínimos no trânsito e no meio ambiente”, afirmou o Isaac Moreira, diretor institucional do Sintur-JP.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas