João Pessoa, 02 de dezembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
reposta a joão azevêdo

Dnit aponta correções para liberar viadutos

Comentários: 0
publicado em 02/12/2021 às 18h40
atualizado em 02/12/2021 às 16h27
Viaduto que será construído no Bairro das Indústrias, em JP

Um dia após o governador João Azevêdo (Cidadania) ter afirmado que o andamento de duas importantes obras de mobilidade do Governo do Estado estão travadas à espera de liberação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) há seis meses, o Dnit rebateu as informações. Em resposta ao Portal MaisPB, o órgão detalhou a situação das demandas referentes às autorizações ao Governo do Estado para construção de viadutos na Região Metropolitana de João Pessoa e afirmou que os projetos precisam de correções.

Sobre o viaduto de Água Fria (no km 24,3 da BR-230/PB – interligação da av. Raniere Mazilli / rua Dr. Manoel Lopes de Carvalho), o órgão frisou que trata-se de equipamento previsto no projeto das obras de adequação de capacidade da rodovia BR-230/PB, “cujo projeto executivo do Dnit desse viaduto foi passado ao DER/PB, no dia 16/07/21, para apresentação de plano de trabalho e proposta de Acordo de Cooperação Técnica, a ser submetido à aprovação do DNIT/Sede em Brasília/DF”.

De acordo com o Dnit, o orçamento apresentado já está na segunda versão, “mas ainda necessita de correções nas quantidades dos serviços, conforme análise enviada pelo DNIT/PB ao DER/PB no dia de ontem, 1º de dezembro. Somente após aprovação do Orçamento que as tratativas deverão evoluir”, informa o órgão.

Já em relação ao viaduto no km 89.7 da rodovia BR-101/PB (Distrito Industrial / Costa e Silva), o Dnit informou tratar-se da análise da concepção/anteprojeto de engenharia apresentado pelo Governo do Estado para construção de um viaduto no local. Integrando o projeto executivo do órgão do Remanescente de Obras da BR-101/PB, consta a previsão de construção de um viaduto, na altura do km 90,4, 700 metros do viaduto proposto.

“Das análises realizadas pelo DNIT/PB do anteprojeto (que ainda deverá ser desenvolvido a nível de projeto executivo), a proposta de construção do viaduto está inviabilizando, no futuro, a execução do viaduto projetado pelo DNIT/PB. Em reunião entre a equipe técnica do DNIT/PB e DER/PB, realizada na manhã do dia 01/12/2021, foram discutidas alternativas de traçado a serem desenvolvidas visando à compatibilização dos projetos. O DER/PB e o projetista responsável ficaram de estudar e reapresentar um novo anteprojeto”, justifica o órgão federal.

Ainda em resposta ao MaisPB, o Dnit informa que sua equipe técnica “tem priorizado suas ações de modo a realizar as análises necessárias à aprovação de todos os pleitos do Governo do Estado de modo célere, limitando-se ao atendimento mínimo dos critérios técnicos exigidos pelos normativos vigentes e permanecendo à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais”.

MaisPB

Leia Também