João Pessoa, 01 de novembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Zona Rural

Operação carro-pipa é retomada em Campina

Comentários: 0
publicado em 01/11/2021 às 07h46
atualizado em 01/11/2021 às 06h39

A operação carro-pipa foi retomada nesta segunda-feira (1º) para a distribuição de água potável na Zona Rural de Campina Grande. De acordo com a planilha elaborada pelo 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, deverão ser distribuídos 1,82 milhão de litros de água na região. Uma preocupação, no entanto, é com a possível recusa de caminhoneiros em deixar água em algumas localidades por conta do alto custo com o preço do combustível.

Por conta disso, a Prefeitura Municipal de Campina Grande elaborou um plano de contingência para atender em caso de necessidade mais pipeiros para satisfazer os anseios da população. Para este mês de novembro, a operação vai abastecer as 100 cisternas comunitárias cadastradas pela Defesa Civil municipal. A entrega da água é feita de segunda a sexta-feira, nos dois turnos e vai até o dia 29 de novembro.

Serão beneficiadas 73 localidades da zona rural e assentamentos, totalizando uma população de 3.032 pessoas. Cinco pipeiros contratados pelo 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, são os responsáveis pela distribuição de água potável, obedecendo todos os protocolos de higiene, que são fiscalizados por representantes da Defesa Civil de Campina Grande, Vigilância Sanitária e 31º BIMtz.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ruiter Sansão, o aumento da temperatura está se intensificando, com impacto na escassez hídrica. Aumentando o número de pessoas que buscam inserir cisternas no atendimento emergencial (via caminhão pipa).

Mensalmente, a Defesa Civil compartilha com a Prefeitura de Campina Grande por meio de Secretarias, cópias das planilhas para fins de fiscalização, sugestões e possíveis esclarecimentos.

A população também pode fazer a fiscalização da água, com sugestões e denúncias no caso de irregularidades, que devem ser encaminhadas pelo (83) 99645.2330.

MaisPB

Leia Também