João Pessoa, 11 de outubro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
feriadão

Mais de 1,7 milhão de pessoas viajam pelo país

Comentários: 0
publicado em 11/10/2021 às 07h20
atualizado em 11/10/2021 às 06h31
Passageiros e funcionários circulam vestindo máscaras contra o novo coronavírus (Covid-19) no Aeroporto Internacional Tom (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O feriado prolongado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, está movimentando os aeroportos do país e, consequentemente, o turismo brasileiro. Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo aponta que mais de 1,7 milhão de pessoas devem passar pelos principais terminais aeroportuários do Brasil entre esta sexta-feira (08) e a próxima quarta-feira (13).

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a estimativa é animadora e mostra que o turismo está voltando a ser o que era antes. “Os turistas estão ganhando mais confiança em viajar pelo país graças às medidas adotadas pelo governo federal, que criou protocolos sanitários e avança, cada dia mais, na imunização do povo brasileiro. Estamos voltando aos níveis pré-pandemia e vamos além, trabalhando para ver todo o potencial do nosso setor se tornar uma realidade”, destacou o ministro.

Segundo dados da Infraero, cerca de 700 mil pessoas são esperadas nos terminais administrados pela operadora, mais de 60% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Apenas o aeroporto de Congonhas aguarda 198 mil passageiros, número 122% maior do que o registrado em 2020. Assim como o terminal paulista, dos 37 aeroportos operados pela Infraero, 27 estimam aumento no número de viajantes para este ano durante o feriadão de 12 de outubro em comparação com 2020.

Os aeroportos de Fortaleza e Confins (MG) também esperam uma grande movimentação de pessoas, com estimativa de receber, respectivamente, 66 mil e 110 mil passageiros. O terminal internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, aguarda 82 mil passageiros durante o feriado, um crescimento de 68% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já o aeroporto de Brasília, maior centro de conexões de voos do país, espera uma movimentação de 190 mil passageiros e 1.435 voos, sendo dez extras para atender a demanda. Segundo a Inframerica, que administra o terminal, a movimentação deste feriado deve ser 5% superior ao último feriado de 7 de setembro.

Entre os destinos mais buscados pelos viajantes para os próximos dias estão as capitais do Nordeste, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

MaisPB

Leia Também