João Pessoa, 30 de setembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
busca e apreensão

Polícia Federal faz operação contra alvo de CPI da Covid

Comentários: 0
publicado em 30/09/2021 às 08h19
atualizado em 30/09/2021 às 07h00
Foto: Zanone Fraissat/Folha

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Receita realizam nesta quinta-feira (30) uma operação de busca e apreensão na empresa Global Gestão em Saúde, um dos alvos da CPI da Covid, em investigação sobre um suposto esquema de lavagem de dinheiro e corrupção que envolve contrato com a Petrobras. O contrato suspeito da Global com a Petrobras é de 2015, durante a gestão Dilma Rousseff (PT), cujo valor é de R$ 550 milhões.

Um grupo com cerca de dez integrantes da PF e Receita Federal chegou pouco depois das 6h ao prédio da Global e da Precisa, na área nobre comercial da cidade de Barueri, na Grande São Paulo.

A medida foi autorizada pela Justiça Federal e é a terceira ação policial em duas semanas em endereços relacionados a Francisco Emerson Maximiano. Ele é dono da Global e também da Precisa Medicamentos, que está sob apuração na comissão do Senado sob a suspeita de irregularidades na negociação para compra da vacina indiana Covaxin pelo governo Jair Bolsonaro.

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, Procuradoria e PF apontam suspeitas de pagamentos de propinas a políticos em troca de apoios na contratação de empresas de Maximiano pela estatal. Em delação que deu origem à operação, são citados o ex-senador Romero Jucá (RR) e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (RJ), ambos do MDB.

MaisPB com a Folha de São Paulo

Leia Também