João Pessoa, 05 de setembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
apoio ao presidente

PF monitora contas para financiar atos no dia 7

Comentários: 0
publicado em 05/09/2021 às 11h15
atualizado em 05/09/2021 às 14h35
Ato realizado por apoiadores do presidente no Dia 1º de Maio na Avenida Paulista (SP) - Foto: Bruno Escolástico/PhotoPress/Estadão Conteúdo

Integrantes da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República (PGR) estão monitorando ao menos nove contas bancárias para financiar atos em 7 de setembro em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O levantamento feito pelo UOL localizou as contas em pesquisa em grupos de militantes e em redes sociais.

Segundo a reportagem, a maioria delas recebe recursos com chave Pix. Um grupo possui método de arrecadação por bitcoins, com campanha do sobrinho de Bolsonaro. Outro grupo, o Nas Ruas, possui financiamento por meio do Paypal, que permite obter dinheiro a partir do exterior.

Apoiadores do presidente dizem que as manifestações são democráticas e não visam a um golpe de Estado. Opositores de Bolsonaro afirmam o contrário, já que ao menos um dos movimentos que organizam as manifestações pede a destituição de ministros da Corte.

Em 20 de agosto, foi bloqueada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) uma outra conta, ligada ao Movimento Sete de Setembro e ao caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão. Na avaliação da PGR, os militantes planejavam atos de violência, como invasão ao STF e ao Congresso.

O grupo de Trovão divulgou mais contas para levantar dinheiro na semana passada e o advogado dele, Levi Andrade, informou ao UOL que o protesto será pacífico, que a arrecadação é legal e que a abertura da nova conta foi feita por Luís Antônio Mozzin, empresário do cantor Sergio Reis, alvo de busca e apreensão pela polícia. O movimento perdeu cerca de R$ 50 mil com o confisco determinado pelo STF.

Bancar a organização de manifestações é legal no regime democrático. No entanto, quando o objetivo é praticar algum crime, a organização logística disso é considerada ilícita.

Com informações do UOL

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas