João Pessoa, 11 de agosto de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
risco de acidentes

João Pessoa ultrapassa média histórica de chuvas

Comentários: 0
publicado em 11/08/2021 às 10h13
atualizado em 11/08/2021 às 07h54

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mudou o alerta de amarelo para laranja na Paraíba por conta da incidência das chuvas que caem nas regiões da Mata e do Agreste desde o início da semana.

São esperadas chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. Em caso de situação de risco, a orientação é ligar para a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Neste início de quarta-feira (11), um acidente com vítima foi registrado no cruzamento da Av Pres. Epitácio Pessoa com a Av. Maria Caetano Fernandes de Lima, sentido bairro/Centro, em João Pessoa.

Na capital paraibana, as chuvas que caem desde a noite de noite estão deixando ruas alagadas e o trânsito lento em vários trechos.

As chuvas registradas em agosto já superaram metade do que estava previsto para este mês. Segundo a Defesa Civil de João Pessoa, já choveu 52,4% da média histórica que é de 156,4 milímetros (mm). Só nas últimas 48 horas, choveu 82 mm no bairro de Tambauzinho. Apesar das precipitações, não ocorreu nenhuma ocorrência grave.

“Já ultrapassamos a metade da média histórica esperada para o mês de agosto e está tudo sob controle. O trabalho preventivo que realizamos, juntamente com outras secretarias do âmbito municipal, colabora bastante para essa tranquilidade. Os transtornos ocorridos neste ano estão sendo mínimos, lembrando que estamos em pleno Inverno”, afirma Kelson Chaves, secretário da Defesa Civil de João Pessoa.

Apesar da tranquilidade, as equipes da Defesa Civil mantêm-se em alerta, principalmente durante as chuvas e, especialmente quanto às áreas de risco da cidade.

Os dois telefones de plantão da Defesa Civil estão funcionando normalmente, mas, até o momento, não foi registrada nenhuma chamada. Caso seja necessário, a população pode manter contato pelos 0800-285-9020 e 9.8831-6885.

MaisPB

Leia Também