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MERCADO

Na Revista Nordeste, Heron Cid fala dos desafios da mídia digital

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publicado em 29/06/2021 às 12h01
atualizado em 29/06/2021 às 14h38
Heron Cid, jornalista e diretor do Portal MaisPB e Rede Mais

A nova edição da Revista Nordeste traz uma entrevista com o jornalista Heron Cid, diretor e fundador do Portal MaisPB e da Rede Mais Rádio e presidente da Associação de Mídia Digital (Amidi).

O jornalista diz que a comunicação mudou de forma irreversível, tornando o jornalismo e a comunicação digital uma realidade irreversível e ao mesmo tempo desafiadora para o próprio segmento.

O mercado digital na região Nordeste convive entre o grande crescimento de público e alcance e a necessidade de profissionalização e formatação de critérios de autoregulamentação e sustentação.

Em seu Blog hoje, Heron Cid agradeceu ao diretor e publisher da Revista Nordeste, Walter Santos, pelo espaço: “Foi uma forma generosa de dar voz a um segmento que tateia, se reinventa nas profundas e irreversíveis transformações da comunicação e busca alternativas para consolidação e auto-sustentação de um mercado tão promissor quanto autofágico. Nada que surpreenda quem conhece o espírito vanguardista de Walter Santos, nosso pioneiro no segmento na Paraíba”.

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Confira a entrevista completa:

NORDESTE – Como vai o mercado digital?
HERON CID – Todas as mídias passam por um momento de mais dúvidas do que certezas. O meio digital se afirmou na irreversível audiência e consumo de informação. É hoje disparadamente o veículo mais presente no cotidiano agitado das pessoas, porque oferece conteúdo na palma da mão com rapidez e acessibilidade.

NORDESTE- Qual o universo do mercado paraibano e nordestino?
HERON CID –  O mercado paraibano é um case à parte. Do maior aos menores municípios da região, a forte presença de sites e blogs surpreende porque influencia muito e tem público crescente. Existem os portais de grandes veículos e em paralelo os espaços fruto de iniciativa empreendedora de jornalistas e comunicadores, que proporcionam uma pulverização na geração de emprego e fatia de anúncios.

NORDESTE – Quais os maiores desafios?
HERON CID – Profissionalização do setor e formatação de critérios técnicos e regras claras, especialmente na publicidade institucional, ainda são desafios para vacinar o mercado da autofagia e expansão desordenada e insustentável. As agências de publicidade na região ainda resistem a inserir a mídia digital na tabela de investimentos de clientes, seja por preconceito, seja por tradicionalismo ou comodidade mesmo. Mas, não culpo as agências totalmente e nem as empresas. É o nosso segmento quem precisa se organizar mais e convencer tecnicamente sobre visibilidade e retorno do investimento.

NORDESTE – Na sua opinião, qual o futuro dos veículos tradicionais?
HERON CID – Essa é uma pergunta de um milhão de dólares. Acho que ninguém tem essa resposta pronta. Estamos em pleno redemoinho de transformações muito rápidas da profissão e do mercado, forçadas pelo advento da Internet e redes sociais. Não dá para saber ao certo para onde vamos, mas podemos ter uma certeza: quem tem conteúdo prevalece independentemente da plataforma e da oscilação das ondas, e o jornalismo profissional será sempre imprescindível numa sociedade democrática.

MaisPB

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