João Pessoa, 30 de abril de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
atuação na pandemia

Senador quer convocar secretários de Saúde do Nordeste para CPI da Covid

Comentários: 0
publicado em 30/04/2021 às 10h52
atualizado em 30/04/2021 às 09h03
Senador Eduardo Girão (Podemos-CE)

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apresentou um requerimento de convocação para que todos os secretários estaduais de Saúde do Nordeste, incluindo o da Paraíba, sejam ouvidos na Comissão Parlamentar de Inquérito que apura possíveis omissões do Governo Federal no combate à Covid-19 em tramitação no Senado Federal. O pedido ainda não foi analisado.

Girão integra a ala de parlamentares que defendem o governo Bolsonaro na CPI e tentam ampliar o leque de investigações. Ele chegou a ingressar essa semana com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir que Renan Calheiros (MDB-AL) relatasse as investigações. O ministro Ricardo Lewandowski, porém, rejeitou o pedido.

No documento apresentado à Comissão, o senador afirma que um dos objetivos do colegiado é investigar prováveis irregularidades no enfrentamento da doença cometidas por administradores públicos federais, estaduais e municipais com uso de recursos do Governo Federal durante a vigência de calamidade causada pela pandemia do coronavírus.

“A presente convocação se destina, exclusivamente, a verificar a adequada aplicação dos recursos federais repassados aos estados que compõem o Consórcio do Nordeste em razão da pandemia de Covid-19. Ou seja, não pretende imiscuir-se, a partir da presente convocação, nas matérias de competência constitucional atribuídas àquela Unidade da Federação. No caso concreto, a CPI da Pandemia não está interessada nos atos de gestão do executivo municipal e estadual, mas, tão-somente, nas questões passíveis de serem investigadas pela CPI”, disse o parlamentar.

MaisPB

Leia Também